Semana da Enfermagem contou com programação especial no Hospital Maternidade Nossa Senhora Aparecida

O Hospital Maternidade Nossa Senhora Aparecida (HMNSA), realizou nos dias 19 e 20 uma programação comemorativa à Semana de Enfermagem – de 12 a 20 de maio -, com o tema “Qualidade em Enfermagem e Saúde em Defesa do SUS”.

A Semana se iniciou com o Dia do Enfermeiro e foi finalizada no Dia dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem.

Por causa da pandemia do Coronavírus, foram realizadas apenas atividades internas que contaram com palestras – para público reduzido para seguir as normas de distanciamento - de especialistas para o grupo de Enfermagem com 38 profissionais (incluindo técnicos de enfermagem).

A diretora geral do Hospital Maternidade Nossa Senhora Aparecida, Marcilene de Paula, falou sobre o trabalho importante realizado pela Enfermagem.

“É um grupo de profissionais que atua muito, em diversas áreas, durante o ano inteiro, mas que no momento ganhou mais visibilidade por causa da pandemia. Esses profissionais precisam sempre de valorização”, disse.

O Coordenador de Enfermagem do HMNSA e responsável pela programação científica da semana, Paulo Peixoto, falou que “as palestras focaram nos protocolos de atendimento, em todo o processo da gestante desde o momento em que ela é atendida na entrada até o parto”, comentou. Além dele, a enfermeira Cleide Izabel Machado, também palestrou.

A humanização do atendimento nos postos de saúde e também no HMNSA integram as diretrizes da gestão do prefeito Marcio Wozniack para a área da Saúde.

Números

No Brasil são mais de dois milhões de profissionais desse setor e que no mundo chegam a 23 milhões. Atualmente no município da Fazenda Rio Grande há um total de 288 profissionais, contendo nesta equipe Auxiliares, Técnicos e Enfermeiros.

Segundo Margareth Chan, diretora da OMS (Organização Mundial da Saúde), a enfermagem é a espinha dorsal do sistema de saúde. Isso se deve ao fato de 50% da força de trabalho mundial em saúde ser constituída por enfermeiros, técnicos, auxiliares e obstetrizes.

Programação

A programação discutiu os Protocolos DHEG (Doença Hipertensiva Específica da Gravidez); Protocolo Sepse (Infecção Generalizada – Conjunto de manifestações graves ao organismo); Protocolo de Hemorragias e apresentação do Protocolo Multidisciplinar de Parto do HMNSA.