Municipais
26 de Janeiro
Endereço: Avenida Brasil, n. 2014, Bairro Nações – CEP: 83820-065
Telefone: 41 3608-7681 | Email: [email protected] | [email protected]
Diretor(a): ANDRÉIA GUILEN DE OLIVEIRA
Vice Diretor(a)/Encarregado: Taciane Aparecida Joay / Fernanda Alves dos Santos
A Escola Municipal 26 de janeiro, recebeu este nome em homenagem a emancipação de Fazenda Rio Grande do município de Mandirituba, a qual ocorreu em 26 de janeiro de 1992. Atende em média 830 alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental – séries iniciais, nos períodos da manhã e da tarde. No período noturno atende a Educação de Jovens e Adultos – EJA. Sua construção foi realizada pelo Governo Federal, com o objetivo de implantação de um CAIC – Centro de Atenção Integral a Criança, mas sem ser utilizado para este fim, foi repassado para a Prefeitura Municipal.
Número de Funcionários: 16
Número de Professores: 61
Número de Turmas: Manhã 15 / Tarde 18
mero de Alunos: 195 (Ensino Fundamental 517 | Educação Infantil 17)
Criado em 1999, o Projeto Ler e Pensar, Gazeta do Povo nas Escolas, é voltado ao fomento à leitura e à produção oral e escrita, tendo o acesso à informação como suporte à construção do conhecimento e formação de crianças e jovens para o exercício da cidadania.
O projeto se fundamente no diálogo entre os campos da comunicação e da educação, orientando para o correto aproveitamento da mídia jornal em escolas e espaços educativos.
PROERDO Programa consiste em uma ação conjunta entre o Policia Militar, através de um Policial devidamente capacitado, chamado Policial PROERD, professores, especialistas, estudantes, pais e comunidade, com o objetivo de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a prática de violência entre estudantes, bem como, ajudar os alunos a reconhecerem e resistirem às pressões e às influências diárias para o uso de drogas e a prática de violência.
O PROERD é mais um fator de proteção desenvolvido pela Policia Militar para a valorização da vida, contribuindo assim para o fortalecimento da cultura, da paz e também a formação de uma sociedade mais saudável e feliz.
JOGOS NA ESCOLA
OLIMPÍADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (Olimpíada) desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.
A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM; Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.
Uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec — Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.
HORTA NA ESCOLA
PROJETO PEQUENO ESCRITOR
Uma obra escrita pela própria criança é a idéia do Projeto Pequeno Escritor. Uma forma de levar às escolas a oportunidade de transformar suas crianças em autores de uma obra própria. Uma iniciativa que a Edelbra tomou para promover a criatividade, o interesse pela leitura e o aperfeiçoamento da escrita nas séries iniciais.
O Projeto Pequeno Escritor está recebendo o apoio de autores e ilustradores consagrados e precisa contar com a participação ativa dos professores e da família.
No final do Projeto, cada criança recebe seu livro personalizado, com a mais alta qualidade de impressão.
Alcides Mário Pelanda
Endereço: Rua Pessegueiro, 179 – Eucaliptos – CEP: 83820-449
Telefone: 41 3608-7682 | Email: [email protected] | [email protected]
Diretor(a): Victor Hugo Vellozo
Vice Diretor(a)/Encarregado: Sandra Alcãntara de Sena da Cruz / Maria Natal da Silva
Alô Guimarães
Endereço: Estr. do Passo Amarelo,858 Fazenda Rio Grande - PR, 83839-990
Telefone: 3608-3838 | Email: [email protected]
Diretor(a): Núbia Cristina Silva
Anete Franco
Endereço: R. Corticeira, 556 - Eucaliptos, Fazenda Rio Grande - PR
Telefone:3608-8535 | Email: [email protected]
Diretor(a): Julie Santos
Vice Diretor(a)/Encarregado: Michele Parabocz
Antonio Baldan
Endereço: Rua Albatroz, 430 – Gralha Azul – CEP: 83824-402
Telefone: 41 3608-7683 | Email: [email protected] | [email protected]
Diretor(a): VANESSA OLIVEIRA DIAZ
Vice Diretor(a)/Encarregado: Karina Dorneles de Azevedo / Jennifer Teixeira
A escola conta com 9 salas de aula, atendendo 18 turmas organizadas para atender durante o ano letivo de 2010 as seguintes turmas: Pré I – 3 turmas, Pré II – 2 turmas, 1º ano – 3 turmas, 2º ano – 1 turma, 3º ano – 3 turmas, 4º ano – 2 turmas, 3ª série – 1 turma e 4ª série – 3 turmas.
Conta também com um laboratório de informática com 18 computadores e uma biblioteca, além do pátio coberto.
O Projeto horta acontece em conjunto com as aulas regulares, realizado pela pedagoga, professoras e educandos das turmas de educação infantil. A organização é feita de maneira que cada turma passe pela horta uma vez durante a semana, realizando as ações necessárias para um bom desenvolvimento do projeto.
Como parte integrante, são proporcionadas visitas/aulas externas em ambientes como as instalações da PUC Fazenda.
PROJETO LER E PENSARCriado em 1999, o Projeto Ler e Pensar, Gazeta do Povo nas Escolas, é voltado ao fomento à leitura e à produção oral e escrita, tendo o acesso à informação como suporte à construção do conhecimento e formação de crianças e jovens para o exercício da cidadania.
O projeto se fundamente no diálogo entre os campos da comunicação e da educação, orientando para o correto aproveitamento da mídia jornal em escolas e espaços educativos.
PROJETO LITERATURA NA BIBLIOTECAO Projeto Literatura na Biblioteca é realizado semanalmente pela Professora Edinéia de Moura. Uma vez na semana os educandos são levados ao espaço da Biblioteca, onde participam de contação de histórias, construções pictóricas, produções de texto, teatro de fantoches, etc.
PROERDO Programa consiste em uma ação conjunta entre o Policia Militar, através de um Policial devidamente capacitado, chamado Policial PROERD, professores, especialistas, estudantes, pais e comunidade, com o objetivo de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a prática de violência entre estudantes, bem como, ajudar os alunos a reconhecerem e resistirem às pressões e às influências diárias para o uso de drogas e a prática de violência.
O PROERD é mais um fator de proteção desenvolvido pela Policia Militar para a valorização da vida, contribuindo assim para o fortalecimento da cultura, da paz e também a formação de uma sociedade mais saudável e feliz.
PROGRAMA AGRINHOO Agrinho é um Programa de responsabilidade social realizado pelo Estado do Paraná. Teve seu inicio no ano de 1995, quando foram sistematizadas as propostas pedagógicas que tinham por essência os “Temas Transversais”. Em seu inicio o Programa priorizou a temática ambiental, tentando responder questões importantes sobre a contaminação da população por agrotóxicos. No decorrer, com a ecxelente aceitação do mesmo, foram ampliadas as temáticas, passando a discutir também questões referentes a Cidadania, Trabalho e Consumo, Civismo e Saúde.
Professores e alunos participantes do programa recebem com entusiasmo o material publicado anualmente, o qual apresenta diversas sugestões metodologicas para enriquecer o trabalho em sala de aula. Dentre estas práticas podemos destacar as dramatizações, jogos de encaixe, quebra cabeça, resolução de problemas, recorte e colagem, produção de textos, confecção de livros, dobraduras, etc.
OLÍMPIADA DE LÍNGUA PORTUGUESAA Olimpíada da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, realizada pelo Ministério da Educação e pela Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec – Centro de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária, desenvolve ações de Formação de Professores, com o objetivo de contribuir para a ampliação do conhecimento e aprimoramento do ensino da escrita. Uma das estratégias é a realização de um concurso de produção de textos que premia poemas, memórias literárias, crônicas e artigos de opinião elaborados por alunos de escolas públicas de todo país.
Em 2010 o concurso foi aberto aos professores e alunos do 5º ano (4ª série) do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃOO Programa Mais Educação, é um convênio firmado entre a Secretaria Municipal de Educação de Fazenda Rio Grande e o Ministério da Educação (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade/SECAD). Tem como principal objetivo elevar os índices de aprendizagem (IDEB) e a qualidade no desenvolvimento das crianças. Carateriza-se pela ampliação do tempo escolar, não somente com atividades recreativas, mas com oportunidades diferenciadas de aprendizagem.
Oficinas ministradas pelos estagiários contratados pelo programa:
Oficina de Capoeira;
Oficina de apoio na linguagem matemática;
Oficina de apoio na língua Portuguesa;
Oficina de Dança;
Oficina de Futebol
Oficina de Recreação e Lazer.
Oficina ministrada por voluntário:
Oficina de artesanato.
Arnaldo Busato
Endereço: Avenida Brasil , 1540 – Eucaliptos – CEP: 83820-065
Telefone: 41 3608-7684 | Emails: [email protected] | [email protected] | [email protected]
Diretor(a): Juceli dos Santos
Vice Diretor(a)/Encarregado: Taynná Karoline Testa Ribeiro / Iracema Fagundes
A Escola Municipal Arnaldo Busato – Educação Infantil e Ensino Fundamental está localizada à Avenida Brasil, 1540, Bairro Eucaliptos, município de Fazenda Rio Grande, o qual faz parte da Região Metropolitana de Curitiba, Estado do Paraná. Pertence ao Núcleo Regional de Educação da área Metropolitana Sul e tem como entidade mantenedora a Prefeitura Municipal de Fazenda Rio Grande.
O prédio foi construído inicialmente para funcionar como hospital, mas foi transformado em escola no ano de 1992, inicialmente como Ensino de 1º Grau, conforme Resolução nº 1.278 de 27/04/1992. A autorização para funcionamento da Educação Infantil veio através da Resolução nº 1.067 de 14/03/1996.
Em 1998 passou a ser Escola Municipal Arnaldo Busato – Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série, desmembrando-se do atual Colégio Estadual Doutor Décio Dossi, ao qual era integrada através da Resolução 1.067 de 14/03/1996. Esse nome surgiu em homenagem ao notável cidadão que se destacou no Estado do Paraná, tanto por sua pessoa quanto pelo seu trabalho em favor da população. A instituição recebeu este nome como um tributo ao médico Arnaldo Faivro Busato.
Localizada num ponto estratégico do município, próximo ao referencial CAIC, à prefeitura, ao terminal de ônibus e a novos loteamentos, o que resulta numa procura bastante grande por vaga.
Carlos Eduardo Nichele
Endereço: Rua São Joaquim, 811 – Santa Terezinha – CEP: 83.829-026
Telefone: 41 3608-7685 | Emails: [email protected] | [email protected] | [email protected]
Diretor(a): Gislaine Boryca
Vice Diretora: Valderez Do Rocio Wosniak
O terreno da instituição escolar foi doado pelo senhor Erotides Ângelo Nichele, ex-prefeito de Mandirituba no ano de 1985,pai de Carlos Eduardo Nichele,que se acidentou durante a construção da instituição,surgindo assim o nome da escola. A instituição educativa escolar foi inaugurada em julho de 1987 com recursos da Fundação Educacional do Estado do Paraná-FUNDEPAR em convênio com a Prefeitura Municipal de Mandirituba.
Nesta época Fazenda Rio Grande pertencia ao município de Mandirituba. A instituição contava com duas(2) salas de aula, cozinha, banheiros, um pátio sem cobertura e muro. Ofertava o Ensino Fundamental com turnos de manhã e tarde. Como a demanda foi crescendo em 1990 o município de Fazenda Rio Grande foi desmembrado de Mandirituba e houve ampliação da escola com mais três(3) salas de aula, banheiros com apoio da comunidade. Atualmente a Escola tem como mantenedora a Prefeitura Municipal.
ESTRUTURA DA UNIDADE ESCOLARConta com 06 (seis) salas de aula, biblioteca, laboratório de informática, parquinho, pátio coberto, sala de recurso, sala dos professores, cozinha dos professores, banheiros para funcionários, banheiro para alunos, cozinha, secretaria.
Tem atualmente:
26 funcionários;
14 professores;
12 turmas – manhã 6 / tarde 6;
318 alunos, sendo 25 Educação Infantil, 293 Ensino Fundamental e 09 Educação Especial;
Uma obra escrita pela própria criança é a idéia do Projeto Pequeno Escritor. Uma forma de levar às escolas a oportunidade de transformar suas crianças em autores de uma obra própria. Uma iniciativa que a Edelbra tomou para promover a criatividade, o interesse pela leitura e o aperfeiçoamento da escrita nas séries iniciais.
O Projeto Pequeno Escritor está recebendo o apoio de autores e ilustradores consagrados e precisa contar com a participação ativa dos professores e da família. No final do Projeto, cada criança recebe seu livro personalizado, com a mais alta qualidade de impressão.
PROJETO AGRINHOO Agrinho é um Programa de responsabilidade social realizado pelo Estado do Paraná. Teve seu inicio no ano de 1995, quando foram sistematizadas as propostas pedagógicas que tinham por essência os “Temas Transversais”. Em seu inicio o Programa priorizou a temática ambiental, tentando responder questões importantes sobre a contaminação da população por agrotóxicos. No decorrer, com a excelente aceitação do mesmo, foram ampliadas as temáticas, passando a discutir também questões referentes a Cidadania, Trabalho e Consumo, Civismo e Saúde.
Professores e alunos participantes do programa recebem com entusiasmo o material publicado anualmente, o qual apresenta diversas sugestões metodológicas para enriquecer o trabalho em sala de aula. Dentre estas práticas podemos destacar as dramatizações, jogos de encaixe, quebra cabeça, resolução de problemas, recorte e colagem, produção de textos, confecção de livros, dobraduras, etc.
SOCIEDADE BIBLICADesde 1977, esse programa promove a distribuição de material didático e paradidático a escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. O material é utilizado tanto no Ensino Religioso curricular como no desenvolvimento de atividades pedagógicas complementares, ampliando o contato da comunidade escolar com a Bíblia. Por meio dessas ações, o programa busca: suprir as necessidades de material específico para esta disciplina; favorecer o resgate de valores éticos e espirituais entre crianças e adolescentes; contribuir para o fortalecimento do núcleo familiar; promover a cidadania e a integração dos beneficiados no mercado de trabalho.
O programa é desenvolvido por meio de dois projetos: Estudando com a Bíblia (ECAB) e o Introdução aos Valores Bíblicos, com os seguintes objetivos: Desenvolvimento ético e espiritual, promoção da educação e cultura e promoção da cidadania.
– Estudando com a Bíblia (ECAB)
Desenvolvido em parceria com Prefeituras Municipais, esse projeto tem como objetivo incentivar a implantação do Ensino Religioso. Por isso, a SBB desenvolveu o material didático Estudando com a Bíblia (ECAB). Trata-se de uma coleção voltada a alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental, que reúne diversas atividades e exercícios de fixação, e tornou-se material de referência para o estudo da Bíblia em sala de aula.
– Introdução aos Valores Bíblicos
O projeto contempla com literatura bíblica escolas que desenvolvem ações pontuais com o objetivo de divulgar a Bíblia e torná-la relevante à vida desse público, especialmente no que se refere ao resgate de valores. Para a sua execução, o projeto conta com a colaboração de voluntários que têm a função de desenvolver atividades em torno da Bíblia em instituições de ensino.
RESGATANDO VALORESO projeto “Construindo Valores” foi implantado no Ensino Fundamental do 1º ao 5º Ano e vem para enriquecer ainda mais o trabalho diário que a escola desenvolve quanto à educação por princípios.
Fundamentado na palavra de Deus e nos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), o projeto vem contribuindo com a educação propagando valores como: amor, gratidão, solidariedade, saúde, pluralidade cultural, orientação sexual. Valores estes que contribuirão para o desenvolvimento cognitivo, social e espiritual do aluno.
As atividades propostas estão sendo desenvolvidas uma vez na semana em sala de aula, com duração de 45 minutos, sendo o planejamento adaptado de acordo com a faixa etária de cada turma. A metodologia usada como: musicalização, dinâmica, jogos, teatro, bonecos, exercícios escritos, conversações, etc., vem aprimorar o tema proposto de cada aula, estimulando o raciocínio, a comunicação, a descontração, integração, afetividade e reflexão de comportamento, trabalhando valores através do exemplo de Cristo.
Cada aluno tem a disposição um livro didático sem quaisquer ônus para os pais. O planejamento em sua íntegra, se encontra nos arquivos da escola à disposição para consulta.
BAIRRO LIMPOSORRISO NA ESCOLA
PROERD
O Programa consiste em uma ação conjunta entre o Policia Militar, através de um Policial devidamente capacitado, chamado Policial PROERD, professores, especialistas, estudantes, pais e comunidade, com o objetivo de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a prática de violência entre estudantes, bem como, ajudar os alunos a reconhecerem e resistirem às pressões e às influências diárias para o uso de drogas e a prática de violência.
O PROERD é mais um fator de proteção desenvolvido pela Policia Militar para a valorização da vida, contribuindo assim para o fortalecimento da cultura, da paz e também a formação de uma sociedade mais saudável e feliz.
Francisco Quirino Machado
Endereço: Avenida - R. João Quirino Leal, 392 - São Sebastião, Fazenda Rio Grande - PR, 83820-000
Telefone: 3608-7675 | Email: [email protected]
Diretor(a): Fabiana Franco
Vice Diretora: Andréia Nascimento Bráz
Generoso Salustiano Barbosa
Endereço: Rua Paulo Leminski, 729 – Jardim Veneza – CEP: 83825-145
Telefone: 41 3608-7676 | Email: [email protected]
Diretor(a): Taciane Lopes
Vice Diretor(a)/Encarregado(a): Luciane Camargo de Oliveira
Criado em 1999, o Projeto Ler e Pensar, Gazeta do Povo nas Escolas, é voltado ao fomento à leitura e à produção oral e escrita, tendo o acesso à informação como suporte à construção do conhecimento e formação de crianças e jovens para o exercício da cidadania.
O projeto se fundamente no diálogo entre os campos da comunicação e da educação, orientando para o correto aproveitamento da mídia jornal em escolas e espaços educativos.
PROGRAMA PRÁTICA EDUCATIVA DE TRÂNSITOCurso APRENDENDO E… VIVENDO, sob a execução e ccordenação do Departamento de Estradas e Rodagem/PR, o qual atende alunos de 4ª série do Ensino Fundamental.
OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESAA Olimpíada da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, realizada pelo Ministério da Educação e pela Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec – Centro de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária, desenvolve ações de Formação de Professores, com o objetivo de contribuir para a ampliação do conhecimento e aprimoramento do ensino da escrita. Uma das estratégias é a realização de um concurso de produção de textos que premia poemas, memórias literárias, crônicas e artigos de opinião elaborados por alunos de escolas públicas de todo país.
PROJETO CONSTRUINDO VALORESRealizado uma vez por semana com todos os alunos, pela pastora da Igreja do Evangelho Quadrangular Senhora Sônia, resgata valores diversos por meio de palestras, jogos, e música. Durante os encontros são abordados assuntos referentes ao respeito, solidariedade, drogas e violência.
Guizela Kuss Rieke
Endereço: Avenida Portugal, 244 – Nações
Telefone: 41 3608-7687| Email: [email protected]
Diretor(a): Aparecida Motta
Coordenador Pedagógico: PATRÍCIA MOREIRA DA COSTA
Seu funcionamento iniciou quando ainda o município de Fazenda Rio Grande pertencia ao Município de Mandirituba. Em 1970 suas atividades iniciaram em caráter rural, com aproximadamente 70 alunos em três salas de aula. Em 1984, foi ampliada com a construção de mais algumas salas de aula, para melhor atender a clientela, passando a funcionar com escola estadual e municipal, sendo mantida pela prefeitura do município até 1990. Com a emancipação do Município de Fazenda Rio Grande em 1990, passou a ser mantida pela prefeitura do novo município. Foi a segunda escola a funcionar dentro do perímetro que atualmente é do município de Fazenda Rio Grande.
QUADRO DE FUNCIONÁRIOSNº de Funcionários: 04
Nº de Professores: 13
Nº de Turmas: Manhã 5 Tarde 5
Nº de alunos: 243
Educação Infantil: 25 alunos
Ensino Fundamental: 218 alunos
O Programa consiste em uma ação conjunta entre o Policia Militar, através de um Policial devidamente capacitado, chamado Policial PROERD, professores, especialistas, estudantes, pais e comunidade, com o objetivo de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a prática de violência entre estudantes, bem como, ajudar os alunos a reconhecerem e resistirem às pressões e às influências diárias para o uso de drogas e a prática de violência.
O PROERD é mais um fator de proteção desenvolvido pela Policia Militar para a valorização da vida, contribuindo assim para o fortalecimento da cultura, da paz e também a formação de uma sociedade mais saudável e feliz.
Projeto Ler e PensarCriado em 1999, o Projeto Ler e Pensar, Gazeta do Povo nas Escolas, é voltado ao fomento à leitura e à produção oral e escrita, tendo o acesso à informação como suporte à construção do conhecimento e formação de crianças e jovens para o exercício da cidadania.
O projeto se fundamenta no diálogo entre os campos da comunicação e da educação, orientando para o correto aproveitamento da mídia jornal em escolas e espaços educativos.
PROGRAMA PRÁTICA EDUCATIVA DE TRÂNSITOCurso APRENDENDO E… VIVENDO , sob a execução e coordenação do Departamento de Estradas e Rodagem/PR, o qual atende alunos dos 5ª anos do Ensino Fundamental.
OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESAA Olimpíada da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, realizada pelo Ministério da Educação e pela Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec – Centro de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária, desenvolve ações de Formação de Professores, com o objetivo de contribuir para a ampliação do conhecimento e aprimoramento do ensino da escrita. Uma das estratégias é a realização de um concurso de produção de textos que premia poemas, memórias literárias, crônicas e artigos de opinião elaborados por alunos de escolas públicas de todo país. Em 2010 o concurso foi aberto aos professores e alunos do 5º ano (4ª série) do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.
PROJETO SACOLA VIAJANTEConsiste em duas sacolas, sendo uma para meninos e uma para meninas, contendo em seu interior uma revista super interessante, gibis, livros de literatura infantil e um caderno para comentários.
Cada dia da semana, uma das crianças leva para sua casa a sacola, a qual é explorada através da leitura por toda sua família. Antes da devolução na aula seguinte, os pais tem o compromisso de deixar um comentário sobre a prática desenvolvida.
Projeto Recreio DirigidoPrograma Sorriso na Escola
Construindo Valores
Literatura e Brinquedoteca
Isabel Cristina Shwalbe Barbosa
Endereço: Rua São Nicolau 2420 - Bairo Sta.Terezinha
Contato: 41 3608-7680 | Email: [email protected]
Diretor(a): Claudete Correa
Vice Diretor(a)/Encarregado(a): Gisele Aparecida / Fernanda de Lima
Joaquim Katsuki Matsumoto
Endereço: Rua: Mandirituba, 179 – Bairro Estados
Contato: 41 3604-7671 | Email: [email protected] | [email protected]
Diretor(a): Talita Alves
Vice Diretor(a)/Encarregado(a): Milaine de Jesus / Daiana Carolina de Andrade
Nº de turmas: Manhã 12 Tarde 12
Nº de Funcionários: 10 Serviços Gerais, 02 Documentadores Escolar e 04 Estagiários
Nº de Professores: 23
Nº de Alunos: Educação Infantil: 73 Ensino Fundamental: 493 Educação Especial: 11
Níveis atendidos: Educação Infantil e Ensino Fundamental (anos iniciais).
Deputado Luiz Gabriel Sampaio
Endereço: Rua São Brás, nº 94 – Bairro Santa Terezinha
Telefone: 41 3608-7686 | Email: [email protected]
Diretor(a): Silvia Cristina Oliveira
Vice Diretor(a)/Encarregado(a): Shirley Souza Lima / Ritieli Marques da Silva
A Escola Municipal Deputado Luiz Gabriel Sampaio foi inaugurada em 15 de fevereiro de 1985, atendendo turmas de Pré Escola e séries iniciais do Ensino Fundamental.
Este estabelecimento de ensino recebeu este nome em homenagem ao Deputado Luiz Gabriel Sampaio, nascido em Londrina no ano de 1943, que veio a falecer tragicamente em um acidente automobilístico no ano de 1983.
QUADRO DE FUNCIONÁRIOSNº de Funcionários: 35
Nº de Professores: 23
Nº de Turmas: Manhã 12 Tarde 12
Nº de alunos: Educação Infantil 122 Ensino Fundamental 510
Projeto Dança
Projeto Leitura
Projeto Reciclagem
Luiz Nichele
Telefone: 41 3608-7668 | Email: [email protected]
Diretora: Nivea Coelho
Vice Diretor(a)/Encarregado(a): Vivien Viridiane Vignatti Martins
Marlene Barbosa
Endereço: Rua Alfredo Gonchorowski, 337 – Pioneiros
Telefone: 41 3608-7688 | Email: [email protected] / [email protected]
Diretor(a): Silvia Pereira Oliveira
Vice Diretor(a)/Encarregado(a): Adriana Aparecida / Silvana Honório de Jesus
A escola teve início em 1980, com caráter rural, chamando-se Escola Rural Marlene Barbosa, somente no dia 08 de maio de 1992 do ato 1274/92 este estabelecimento passou a denominar-se Escola Municipal Marlene Barbosa. Atualmente possui 850 alunos matriculados.
O casal João Gregório Barbosa e Anita Elvira Shereiner Barbosa, moradores de Fazenda Rio Grande, formaram uma família composta por 11 filhos, dentre eles uma menina chamada Marlene da Luz Barbosa, que se destaca entre as crianças por sua religiosidade.
A família Gregório Barbosa uma das pioneiras da região, contribui muito para o desenvolvimento regional e construção da primeira capela do município. No dia 27 de março de 1966 a família de João Gregório voltava de uma novena, a menina Marlene de 09 anos ao descer do caminhão, foi puxada pelo rodado, falecendo no mesmo instante.
Devido ao fato ocorrido foi contruída no local, uma capela em homenagem a memória de menina Marlene Barbosa.
Anos após o acidente, o local onde estava a capela, foi doado pelo proprietário João Gregório Barbosa para a contrução de uma escola, só que esta teria que se chamar Marlene Barbosa.
Porém a escola foi contruída com o nome de Escola Estadual Progresso onde atendia alunos de 1ª a 8ª séie. Somente após a emancipação do município em 1990 começou a ser contruída uma escola para atender alunos de 5ª série até o ensino médio, atualmente colégio Desembargador Jorge Andriguetto.
A escola finalmente começou a funcionar no ano de 1992 no local da doação do terreno, sendo feito a vontade da família Gregório Barbosa com o nome de ESCOLA MUNICIPAL MARLENE BARBOSA.
ESTRUTURA DA UNIDADE ESCOLARNíveis de atendimentoEducação InfantilEnsino fundamental – 1º ao 5º anoEducação Especial: Sala Multifuncional e Sala de RecursosA entrada dos alunos é realizada pelo portão principal, os mesmos formam filas no pátio ao ouvirem o sinal (campainha) por ano e turma. Juntamente com os Professores e a Direção faz-se uma oração conjunta. Todas as sextas-feira é dedicada ao momento cívico com a execussão dos Hinos Nacional e de Fazenda Rio Grande.
Infraestrutura da escolaA escola dipõe atualmente em seu espaço físico:
19 (dezenove) salas de aula;
01 (uma) sala de Recurso e Multifuncional;
01 (uma) sala para os Professores e Coordenação Pedagógica;
01 (uma) sala para a Direção;
02 (duas) secretarias (uma para o Ensino Fundamental e a outra para Educação de Jovens e Adultos – CEEBJA);
01 (uma) sala para a Coordenação CEEBJA;
02 (dois) laboratório de informática (OI TONOMUNDO) e (PROINFO);
01 (uma) sala de Leitura;
01 (uma) sala para o arquivo-morto;
01 (uma) sala de reforço;
01 (uma) sala para os materias de Arte;
01 (uma) sala para os materiais de Educação FÍsica;
01 (uma) cozinha com dispensa e depósito;
01 (um) refeitório;
10 (dez) banheiros femininos;
10 (dez) banheiros masculinos;
01 (um) banheiro feminino adulto;
01 (um) banheiro masculino adulto;
01 (um) depósito de material de limpeza;
01 (um) Ginásio Poliesportivo.
Criado em 1999, o Projeto Ler e Pensar, Gazeta do Povo nas Escolas, é voltado ao fomento à leitura e produção oral e escrita, tendo o acesso a informação como suporte, a construção do conhecimento e formação de crianças e jovens para o exercício da cidadania.O projeto se fundamenta no diálogo entre os campos da comunicação e da educação, orientando para o correto aproveitamento da mídia jornal em escolas e espaços educativos.
Programa de Prática Educativa no Trânsito
Curso “Aprendendo e… Vivendo!”, sob a execução e coordenação do Departamento de Estradas e Rodagem/PR, o qual atendeu alunos do 5ºano do Ensino Fundamental.
Este curso consiste em:
– Dez horas/aula a serem desenvolvidas pelas Escolas de Ensino Fundamental, utilizando a cartilha “Aprendendo e… Vivendo!” e o planejamento de atividades.
– Quatro horas/aula nas dependências da EPET com atividades teóricas, lúdicas e práticas. Os alunos participantes recebem certificado e carteira de pedestre.
Maryle Aparecida Schettert Ferri
Telefone: (41) 3608-7690 | Email: [email protected]
Diretor(a): Thina Camargo
Vice Diretor(a)/Encarregado(a): Flavia Roberta Fernandes Agner
A Escola Municipal Professora Maryle Aparecida Schettert Ferri, fundada no ano de 2006, recebeu este nome em homenagem a uma professora que trabalhou por muito tempo em nosso município. Educadora que prezava a alegria e o entusiasmo do aluno.Em seu primeiro ano de funcionamento atendeu um total de 462 alunos, matriculados nas turmas de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.
QUADRO DE FUNCIONÁRIOSNº de funcionários: 42
Nº de professores: 25
Nº de Turmas: Manhã 14 Tarde 15
Nº de Alunos: 662
Educação Infantil: 141
Ensino Fundamental: 475
Educação Especial: 06
Nossa Senhora de Fátima
Endereço: Rio Guarani, 365 Iguaçu II
Contato: 41 3608-7689 | Email: [email protected]
Diretor(a): Gisele Mendes
Vice diretor(a)/Encarregado(a): Priscila Aline Bastos de Lima
A instituição recebeu este nome do 1º prefeito – Geraldo Cartário Ribeiro Junior, que tinha por devoção esta santa. Nos anos de 1996 e 1997 a instituição era extensão da Escola Municipal Santa Fé. No ano de 1998 através do parecer nº 2520/97 da Coordenação de Estrutura e Funcionamento, a escola foi legalizada e documentada.
Projeto Ler e Pensar
Criado em 1999, o Projeto Ler e Pensar, Gazeta do Povo nas Escolas, é voltado ao fomento à leitura e à produção oral e escrita, tendo o acesso à informação como suporte à construção do conhecimento e formação de crianças e jovens para o exercício da cidadania.
O projeto se fundamenta no diálogo entre os campos da comunicação e da educação, orientando para o correto aproveitamento da mídia jornal em escolas e espaços educativos.
Programa Prática Educativa de Trânsito.
Curso APRENDENDO E… VIVENDO, sob a execução e coordenação do Departamento de Estradas e Rodagem/PR, o qual atende alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental.
PROERD
O Programa consiste em uma ação conjunta entre o Policia Militar, através de um Policial devidamente capacitado, chamado Policial PROERD, professores, especialistas, estudantes, pais e comunidade, com o objetivo de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a prática de violência entre estudantes, bem como, ajudar os alunos a reconhecerem e resistirem às pressões e às influências diárias para o uso de drogas e a prática de violência.
O PROERD é mais um fator de proteção desenvolvido pela Policia Militar para a valorização da vida, contribuindo assim para o fortalecimento da cultura, da paz e também a formação de uma sociedade mais saudável e feliz.
Rubia Mara da Cruz Pacheco
Endereço: Travessa Pinhão, 110 – Estados
Telefone: 41 3608-7693 | Email: [email protected]
Diretor(a): Anita Oliveira
Vice Diretor(a)/Encarregado(a): Shrisly Ogrodnik Silva
Santa Cecília
Endereço: Rua Maranhão, 74 – Bairro Estados – Fazenda Rio Grande
Contato: 41 3627-7673 | Email: [email protected]
Diretor(a): Patrícia Bento
Vice Diretor(a)/Encarregado(a): Jaqueline de Jesus / Viviane da Silva Rocha
A Escola Municipal Santa Cecília – Educação Infantil e Ensino Fundamental teve início como extensão da Escola Municipal Deputado Luiz Gabriel Sampaio, sendo inaugurada como “Santa Cecília” em 20/03/1998 (vinte de março de mil novecentos e noventa e oito). Teve como Diretora nomeada Divanir Miranda Fragoso (março a dezembro de 1996). No ano letivo de 1997 assumiu como professora responsável à professora Jandira Alves Meneghini, em 1998 Sandra Mara Flizicoski, em 1999 Denise do Rocio Grebos, ambas nomeadas. No ano de 2000, ocorreu a 1ª eleição democrática, onde o povo escolheu através do voto sendo então eleitas as seguintes Diretoras:
– 2000/ 2002 – Denise do Rocio Grebos;
– 2003/ 2004 – Denise do Rocio Grebos;
– 2005 – Vanessa Raymundo Pires;
– 2006 – Denise Konopka;
– 2006 – Luciane Cristina Lopes;
– 2007/2008 – Aparecida de Fátima Pedroso;
– 2009/2010 – Aparecida de Fátima Pedroso;
– 2011/2012 – Silmara Alves Feitosa;
– 2012/2013 – Maria José Soares Almendana.
Em 2009 a Escola foi ampliada, ganhando uma nova cozinha, refeitório, e outros espaços.
Nº de turmas: Manhã 12 Tarde 12
Nº de Alunos Matriculados no Programa Mais Educação: 162 Alunos
Nº de Funcionários: 47
Nº de Professores: 22
Nº de Alunos: Educação Infantil: 110 Ensino Fundamental: 453
Níveis atendidos: Educação Infantil e Ensino Fundamental (anos iniciais).
Espaços Extras: Biblioteca, brinquedoteca, sala de jogos e danças, sala de artes e apoio pedagógico, sala de artesanato para as mães, laboratório de informática.
Projeto Horta e Jardim
Programa Mais Educação
O Programa Mais Educação, é um convênio firmado entre a Secretaria Municipal de Educação de Fazenda Rio Grande e o Ministério da Educação (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade/SECAD). Tem como principal objetivo elevar os índices de aprendizagem (IDEB) e a qualidade no desenvolvimento das crianças.
Carateriza-se pela ampliação do tempo escolar, não somente com atividades recreativas, mas com oportunidades diferenciadas de aprendizagem.
Santa Fé
Endereço: Rua Rio Tietê Nº 500, Bairro Iguaçu I – CEP: 83.820.000
Contato: 41 3608-7691 | Email: [email protected]
Diretor(a): Bruno de Meneses
Vice Diretor(a)/Encarregado(a): Talita de Oliveira / Cristiane Conceição Sampaio
Em 1990 implantou- se 5ª série do ensino fundamental onde o prédio foi ampliado para atender a necessidades da comunidade recebendo o nome Escola Estadual Deputado Heitor Alencar Furtado, ficando ativa com esse nome apenas um ano. Neste período Escola fazia turnos intermediários e tendo um funcionamento até 1994.
No ano de 1992, Fazenda Rio Grande tornou -se independente do município de Mandirituba de acordo com sua resolução 1273/92 municipalizando -se novamente sendo desvinculada da Rede Estadual e voltando a ser chamada de Escola Municipal Santa fé devido estar localizada no antigo Bairro Jardim Santa fé atualmente Iguaçu I.
No ano 1997, foi viabilizada a extensão para atender a Educação Infantil por mais dois anos nesse período conforme a necessidade foi ampliada para atendimento devido o crescimento da população . Em 2000 foi realizada a construção de mais sala de aula.
Atualmente a Escola possui 557 alunos. Atendendo 63 de educação Infantil, ensino fundamental de 8 anos 146 alunos de 4 ª série, ensino fundamental de nove anos 349 alunos de outros segmentos turmas.
A Filosofia da escola é definir sua missão com o compromisso e responsabilidade para o ensino de qualidade para todos os educandos proporcionando o acesso ao conhecimento em condições de igualdade para todos, formando cidadãos críticos capazes de exercer sua cidadania perante a sociedade.
Nº de funcionários: 14
Nº de professores: 27
Nº de estagiários: 8
Nº de turmas: Manhã 14 Tarde 14
Nº de alunos: 711 – Educação Infantil 87, Ensino Fundamental 469, Educação Especial 11 e Mais Educação 144
- PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do “Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada.
Por esse motivo a área de atuação do programa foi demarcada inicialmente para atender, em caráter prioritário, as escolas que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), situadas em capitais e regiões metropolitanas.
Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades. As escolas beneficiárias também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros; e referência de valores para equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados.
- PROJETO LER E PENSAR
Criado em 1999, o projeto ler e pensar, gazeta do povo nas escolas, é voltado ao fomento à leitura e à produção oral e escrita, tendo o acesso à informação como suporte à construção do conhecimento e formação de crianças e jovens para o exercício da cidadania.
O projeto se fundamente no diálogo entre os campos da comunicação e da educação, orientando para o correto aproveitamento da mídia jornal em escolas e espaços educativos.
Para maiores informações acesse http://www.institutogrpcom.org.br/projeto-ler-e-pensar
- CONSTRUINDO VALORES
O projeto “Construindo Valores” foi implantado no Ensino Fundamental do 1º ao 5º Ano e vem para enriquecer ainda mais o trabalho diário que a escola desenvolve quanto à educação por princípios.
Fundamentado na palavra de Deus e nos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), o projeto vem contribuindo com a educação propagando valores como: amor, gratidão, solidariedade, saúde, pluralidade cultural, orientação sexual. Valores estes que contribuirão para o desenvolvimento cognitivo, social e espiritual do aluno.
O projeto atua há 30 anos em escolas públicas e particulares de Curitiba e região metropolitana, com voluntários devidamente capacitados para este trabalho.
As atividades propostas estão sendo desenvolvidas uma vez na semana em sala de aula, com duração de 45 minutos, sendo o planejamento adaptado de acordo com a faixa etária de cada turma. A metodologia usada como: musicalização, dinâmica, jogos, teatro, bonecos, exercícios escritos, conversações, etc., vem aprimorar o tema proposto de cada aula, estimulando o raciocínio, a comunicação, a descontração, integração, afetividade e reflexão de comportamento, trabalhando valores através do exemplo de Cristo.
Cada aluno tem a disposição um livro didático sem quaisquer ônus para os pais. O planejamento em sua íntegra, se encontra nos arquivos da escola à disposição para consulta.
- SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL
Desde 1977, esse programa promove a distribuição de material didático e paradidático a escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. O material é utilizado tanto no Ensino Religioso curricular como no desenvolvimento de atividades pedagógicas complementares, ampliando o contato da comunidade escolar com a Bíblia. Por meio dessas ações, o programa busca: suprir as necessidades de material específico para esta disciplina; favorecer o resgate de valores éticos e espirituais entre crianças e adolescentes; contribuir para o fortalecimento do núcleo familiar; promover a cidadania e a integração dos beneficiados no mercado de trabalho.
O programa é desenvolvido por meio de dois projetos: Estudando com a Bíblia (ECAB) e o Introdução aos Valores Bíblicos, com os seguintes objetivos: Desenvolvimento ético e espiritual, promoção da educação e cultura e promoção da cidadania.
– Estudando com a Bíblia (ECAB)
Desenvolvido em parceria com Prefeituras Municipais, esse projeto tem como objetivo incentivar a implantação do Ensino Religioso. Por isso, a SBB desenvolveu o material didático Estudando com a Bíblia (ECAB). Trata-se de uma coleção voltada a alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental, que reúne diversas atividades e exercícios de fixação, e tornou-se material de referência para o estudo da Bíblia em sala de aula.
– Introdução aos Valores Bíblicos
O projeto contempla com literatura bíblica escolas que desenvolvem ações pontuais com o objetivo de divulgar a Bíblia e torná-la relevante à vida desse público, especialmente no que se refere ao resgate de valores. Para a sua execução, o projeto conta com a colaboração de voluntários que têm a função de desenvolver atividades em torno da Bíblia em instituições de ensino.
- COPOEMA – CONCURSO DE PRODUÇÕES TEXTUAIS, DESENHOS E FOTOGRAFIA SOBRE MEIO AMBIENTE
A temática do ano de 2012 é “Reciclar é Defender o Meio Ambiente”, com o objetivo de incentivar alunos e professores de Fazenda Rio Grande a compartilhar os vários trabalhos desenvolvidos e divulgar as ações relacionadas à preservação e à proteção ambiental, tendo como ponto de partida a importância e o valor da vida para o respeito aos direitos e à dignidade do ser humano. Desse modo, também exaltar a cultura da expressão dos sentimentos através das diferentes linguagens e de imagens fotográficas.
- AGRINHO
O Agrinho é um Programa de responsabilidade social realizado pelo Estado do Paraná. Teve seu inicio no ano de 1995, quando foram sistematizadas as propostas pedagógicas que tinham por essência os “Temas Transversais”. Em seu inicio o Programa priorizou a temática ambiental, tentando responder questões importantes sobre a contaminação da população por agrotóxicos. No decorrer, com a excelente aceitação do mesmo, foram ampliadas as temáticas, passando a discutir também questões referentes a Cidadania, Trabalho e Consumo, Civismo e Saúde.
Professores e alunos participantes do programa recebem com entusiasmo o material publicado anualmente, o qual apresenta diversas sugestões metodológicas para enriquecer o trabalho em sala de aula. Dentre estas práticas podemos destacar as dramatizações, jogos de encaixe, quebra cabeça, resolução de problemas, recorte e colagem, produção de textos, confecção de livros, dobraduras, etc.
O Programa fornece também, Formação Continuada, para os professores e pedagogos, enfatizando as diferentes Metodologias.
Santa Maria
Endereço: Rua Curitiba, 654 – Bairro Santa Maria
Contato: 41 3608-7667| Email: [email protected]
Diretora: Michele Albergoni
Vice Diretor(a)/Encarregado(a): Isa Mara Franco Belo / Eliziane Aparecida
A escola iniciou seu funcionamento dia 13 de maio de 1996 como extensão da Escola Municipal Francisco Quirino Machado. Somente no ano de 1998 ela foi regulamentada.
Recebeu este nome por estar localizada em uma grande área agrícola denominada Santa Maria, que mais tarde foi vendida pelos herdeiros à uma imobiliária que transformou em pequenos lotes. Alguns destes lotes foram vendidos, outros foram ocupados pelos próprios moradores e pessoas oriundas de outras localidades.
Com o aumento desordenado da população, houve-se a necessidade de fundar uma escola neste local, visto que a mais próxima ficava alguns quilômetros de distância, dificultando o acesso e o ingresso de muitas crianças.
No ano de 2004, foi construído um novo prédio ao lado, pois este já não tinha espaço físico para atender a demanda escolar.
No ano de 2005 a escola foi reformada e o antigo prédio foi cedido para o Estado, no qual, neste mesmo ano, iniciou o funcionamento da Escola Estadual Valdevino Parolim Acordes, que atende de 5ª a 8ª série nos períodos da manhã e tarde .
Em 2006, foi construída no pátio da Instituição, uma quadra esportiva para ser utilizada pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), o qual atende os alunos da comunidade no contra-turno.
Atualmente a escola atende 285 alunos.
Número de funcionários: 20
Número de professores: 14
Número de Turmas: Manhã 07 / Tarde 07
Número de Alunos: Total: 286 / Educação Infantil: 72 / Ensino Fundamental: 214
- COCA-COLA
Este projeto tem o objetivo de conscientizar a todos os alunos sobre o uso execessivo do lixo, para onde ele vai, seu tempo dse decomposição e os danos que ele pode causar para a natureza.
Logo após o trabalho realizado dentro e fora de sala de aula, os alunos fazem uma visita a fábrica da Coca-Cola, para melhor aquisição e compreensão do conhecimento adquirido em sala de aula.
- ÁGUA É VIDA
Este projeto tem o objetivo de conscietizar o colegiado principalemtne a comunidade, na utilização da água de maneira proveitosa, evitando o uso excessivo, incentivando e resgatando a responsabilidade de cada um.
- LEITURA
Este projeto tem a finalidade de desenvolver o gosto pela leitura entre os alunos, visando pleno desenvolvimento na leitura e escrita de maneira agradável e prazerosa. Proporcionando o conhecimento dentro e fora da escola através da leitura, buscando a interação família e escola, na apropriação da informação gráfica.
- CRER PARA VER, NATURA COSMÉTICOS
Este projeto tem como objetivo contribuir para um dos aspectos mais relevantes e estruturais da sociedade: a qualidade da educação das escolas públicas brasileiras.
Essa ação amplia o universo cultural de alunos e professores, por meio de acesso à leitura de bons livros de literatura infantil. A escolha da leitura como o principal tema deve-se por ser uma estratégia mundialmente conhecida como determinante para a aprendizagem e para promover um melhor desempenho escolar ao longo de toda a vida.
- BELEZA NEGRA
É um projeto socioeducativo qie tem o objetivo de resgatar a história da África juntamente com a história brasileira, mostando que o Brasil é um país que se compõe de muitas composições étnicas e que resultam em uma sociedade com um grau elevado de miscigenação, valorizando o negro na sociedade.
- PROJETO LER E PENSAR
Criado em 1999, o Projeto Ler e Pensar, Gazeta do Povo nas Escolas, é voltado ao fomento à leitura e à produção oral e escrita, tendo o acesso à informação como suporte à construção do conhecimento e formação de crianças e jovens para o exercício da cidadania.
O projeto se fundamente no diálogo entre os campos da comunicação e da educação, orientando para o correto aproveitamento da mídia jornal em escolas e espaços educativos.
- MINHAS MÃOS PODEM COLHER
Tem a finalidade de incentivar os cuidados com o meio ambiente, mostrando aos alunos os cuidados que devemos ter com as plantas, aplicando os conhecimentos adquiridos na sala de aula em nossa horta, semeando e cultivando para que nossas mãos possam colher.
- DIA DIFERENTE
Tem o objetivo de promover a participação entre os alunos na interação da comunidade na escola, alorizando a socialização entre os alunos na durante as atividades realizadas dentro e fora da sala de aula, ´proporcionado a todos um momento agradável e divertido.
- PROERD
O Programa consiste em uma ação conjunta entre o Policia Militar, através de um Policial devidamente capacitado, chamado Policial PROERD, professores, especialistas, estudantes, pais e comunidade, com o objetivo de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a prática de violência entre estudantes, bem como, ajudar os alunos a reconhecerem e resistirem às pressões e às influências diárias para o uso de drogas e a prática de violência.
O PROERD é mais um fator de proteção desenvolvido pela Policia Militar para a valorização da vida, contribuindo assim para o fortalecimento da cultura, da paz e também a formação de uma sociedade mais saudável e feliz.
- PROJETO HORTA
O Projeto horta é realizado pela equipe de gestão em conjunto com 28 monitores, representantes das turmas da Escola. Duas vezes por semana, os educandos se reunem logo no início da aula e coletivamente realizam as ações como plantar, regar, adubar, semear. De acordo com a diretora da Escola Professora Deusdete, a produção serve como parte da própria alimentação dos educandos.
- PROJETO ÁGUA E RECICLAGEM
- PROGRAMA AGRINHO
O Agrinho é um Programa de responsabilidade social realizado pelo Estado do Paraná. Teve seu inicio no ano de 1995, quando foram sistematizadas as propostas pedagógicas que tinham por essência os “Temas Transversais”. Em seu inicio o Programa priorizou a temática ambiental, tentando responder questões importantes sobre a contaminação da população por agrotóxicos. No decorrer, com a ecxelente aceitação do mesmo, foram ampliadas as temáticas, passando a discutir também questões referentes a Cidadania, Trabalho e Consumo, Civismo e Saúde.
Professores e alunos participantes do programa recebem com entusiasmo o material publicado anualmente, o qual apresenta diversas sugestões metodologicas para enriquecer o trabalho em sala de aula. Dentre estas práticas podemos destacar as dramatizações, jogos de encaixe, quebra cabeça, resolução de problemas, recorte e colagem, produção de textos, confecção de livros, dobraduras, etc.
São Francisco de Assis
Endereço: Rua El Salvador, 471 – Nações
Contato: 41 3608-7692 | Email: [email protected]
Diretor(a): Enir Cavalheiro
Vice Diretor(a)/Encarregado(a): Valéria Carlos Ferreira / Gleice de Oliveira
Valdinéia dos Santos
Endereço: Em frente ao CADI - Av. Holanda, nº110 - Nações, Fazenda Rio Grande - PR, 83823-206
Contato: 41 3608-7672 | Email: [email protected]
Diretora: Josiane Munhoz
Vice Diretor(a)/Encarregado(a): Jocimari do Rocio Melo Lima/ Eliane Valério