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APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais
Escola XVII de Janeiro – Ed. Infantil e Ensino Fundametal (Anos Inicias EJA Fase I) na modalidade de Educação Especial – APAE de Fazenda Rio Grande
Endereço: Avenida Brasil, 1580 – Eucaliptos – CEP: 83820-000
Contato: 41 3604-3328 | Fax: 41 3608- 2055 | E-mail: [email protected]
EQUIPE DE GESTÃO
Diretora: Isabel Cristina Pelanda
Coordenação Pedagógica: Kelin Cerdiana Santos de Oliveira e Nilce Salete Pereira
HISTÓRICO
A criação da Escola de Educação Especial Esperança de Vida está intimamente ligada à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Fazenda Rio Grande. Em 1991 foi fundada a APAE de Fazenda Rio Grande. Tendo como fundadores a Senhora Anete Maria Benato Barbosa e o Senhor Antônio Barbosa. Um casal que não mediram esforços para garantir o direito de aprendizagem a um de seus filhos.
Esse casal juntamente com outros pais sentiram a grande necessidade de obterem um atendimento especializado para seus filhos que só tinham acesso aos mesmos em municípios vizinhos.
Dado o primeiro passo, logo vieram os resultados concretos de um sonho que iniciado com muitas dificuldades. No ano de 1993 a APAE criou a Escola de Educação Especial Esperança de Vida atendendo apenas 7 alunos.
Algumas lembranças trazem à tona as dificuldades vividas pelos fundadores que dedicaram suas vidas acreditando que seria possível acontecer os atendimentos os quais viriam para contribuir na transformação da realidade vivida pelos alunos com história de deficiência.
Com muita dificuldade a escola atendia os alunos numa dinâmica árdua de tarefas distintas, porém necessárias. Todas as dificuldades sempre foram vividas com intensidade impulsionando a equipe de pais e funcionários que vivenciavam essas realidades de perto a continuarem lutando pela garantia dos atendimentos conquistados.
Hoje a escola apresenta uma realidade muito diferente da vivenciada em 1993 quando foi criada, tinhamos 5 (cinco) funcionários. Atualmente temos 50 (cinqüenta) funcionários e dispomos de uma grande infra-estrutura física para atendimento de 160 (cento e sessenta) alunos atualmente.
ESTRUTURA DA UNIDADE ESCOLAR
A Escola de Educação Especial Esperança de Vida é uma instituição que presta atendimentos educacionais, de saúde e assistenciais à pessoas com deficiência do município de Fazenda Rio Grande.
Afim de direcionar o trabalho pedagógico da instituição existe uma demanda específica atendida constituída por alunos com Deficiência mental; Deficiência múltipla e Condutas Típicas.
Assim, é necessário refletir acerca de alguns conceitos que permeiam a organização do trabalho pedagógico na escola, são eles:
Deficiencia Mental – “…A compreensão é uma das áreas que está mais afetada no deficiente mental, acarretando dificuldades para entender coisas abstratas, ordens verbais, situações de perigo”. (AUTOR…1999, p.35)
Assim a deficiência mental é compreendida como uma série de adaptações nas diferentes áreas da vida do aluno, tais como: comunicação, cuidados pessoais, o lazer, o trabalho e a própria aprendizagem acadêmica.
Deficiência Múltipla – São os casos em que o aluno apresenta duas ou mais deficiências, sendo deficiência mental e física, mental e auditiva, mental físcia e visual, entre outras, enfim, essas pessoas apresentam diferenças, limites e também capacidades que exigem da escola um olhar investigativo com vistas a descobrir caminhos de intervenções, comunicações e possibilidades de promoção do desenvolvimento, uma vez que muitas vezes a deficiência limitou o trabalho da escola na perspectiva da aprendizagem.
O trabalho com os alunos que apresentam deficiência múltipla envolve uma série de adaptações e estratégias que possibilitam a descoberta de novos caminhos para que nossas práticas possam contribuir com o processo de constituição do aluno enquanto sujeito.
Condutas típicas – “As condutas típicas podem se apresentar pelas manifestações de comportamentos típicos de portadores de síndromes, quadros psicológicos, neurológicos ou psiquiátricos que ocasionam atrasos no desenvolvimento e prejuízos no relacionamento social.” (PROPOSTA CURRICULAR MUNICIPAL, 2004).
A organização do trabalho com esses alunos exige a realização de práticas que compreendam questões de relacionamento, de convivência, de conhecimento de si próprio, de organização, de limites, de regras, enfim, práticas que privilegiem a socialização e a interação na comunidade em que vivem.
O trabalho educacional é voltado à programas de:
Estimulação Precoce;
Pré-escola;
Ensino Fundamental;
Projeto Pedagógico Específico;
Educação Profissional.
Atualmente a escola tem 12 turmas no período da manhã e 13 turmas no período da tarde.
Em relação aos espaços extra temos o parquinho e a brinquedoteca.
PROJETOS DESENVOLVIDOS
COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA
O trabalho a partir da rotina do aluno possibilita ao professor realizar a mediação, inserindo conceitos, desenvolver autonomia, possibilitar independência e constituição da identidade do sujeito. É assim que o professor descobre os símbolos ou figuras que farão parte da prancha de comunicação dos alunos.
A comunicação alternativa. Na escola dá os primeiros passos porém construindo aprendizagens a partir do que é a realidade da escola e dos alunos.
SEMANA DO EXCEPCIONAL
É uma semana de comemorações voltadas aos direitos das pessoas com deficiências com o objetivo de promover reflexões nas escolas das APAEs sobre as conquistas alcançadas até aqui pelo movimento.
Nossa escola sempre se engajou nesse trabalho porém nos últimos anos vem repensando as formas de encaminhamento do processo de reflexão na escola. Temos tido o cuidado de levar em consideração nossa realidade escolar para posteriormente poder organizar a semana do excepcional. Uma dos critérios adotados pelo coletivo da escola é a realização de oficinas, cursos aos alunos que contemplem aquilo que eles próprios têm a vontade e a curiosidade de aprender. Em 2007, por exemplo, eles sugeriram na pesquisa que queriam aprender sobre sexualidade. Assim a escola movimenta-se para tal inclusive trabalhando em paralelo com os pais sobre o mesmo assunto.
Também são organizadas palestras para a comunidade e eventos de divulgação da escola. É de praxe também a realização da caminhada que acontece em todo o país no mesmo dia e horário, marcando o início das atividades.
Em nossa escola existe a realização do culto ecumênico voltado a espiritualidade das famílias e comunidade.
AFETIVIDADE
É um trabalho desenvolvido especificamente com os funcionários da escola com o objetivo de trabalhar as relações humanas constituídas no espaço escolar. Percebeu-se a necessidade de resgatar alguns valores que devem permear o trabalho dos profissionais na educação especial. Por isso o trabalho está diretamente ligado ao toque e à relação de proximidade com o colega.
Esse trabalho possibilita aos funcionários que repensem suas trajetórias dentro da escola na dimensão dos relacionamentos com os colegas e principalmente com os alunos.
Durante as reflexões apresentadas aos grupos que são préviamente separados existe uma grande preocupação da pedagoga e da psicóloga da escola no desenvolvimento de novas atitudes a partir da possibilidade de olhar diferente para os problemas da escola.
É claro ao final dos trabalhos verificar como os resultados se aplicam na prática da escola. A partir da mudança de atitude das pessoas que compõem o universo escolar.
GRUPO DE PAIS
O grupo de pais e um projeto voltado às famílias que tem como objetivo trabalhar com as mães a partir dos seus relatos de experiências e vivências no dia-a-dia. Nesse trabalho é possível perceber o quanto as mães desenvolvem habilidades próprias no que se refere aos cuidados com os seus filhos e assim nós organizamos condições de socialização dessas práticas. É desenvolvido pela Psicóloga e Assistente Social.
GRUPO DE ATENDENTES
É um trabalho realizado pela escola com os funcionários que atuam com os alunos fora de sala de aula, como os motoristas, atendentes, cozinheiras, zeladoras, secretárias. O objetivo do trabalho é desenvolver aprendizagens que eles possam aplicar no desenvolvimento dos trabalhos com os alunos. A realização desse trabalho acontece com a psicóloga e a assistente social da escola.
FESTA JUNINA
Acontece todos os anos no período de junho com vistas a proporcionar aos alunos um momento de alegria e diversão, com objetivo pedagógico específico que é o desenvolvimento da autonomia dos alunos.
Acontece a divisão das tarefas aonde os alunos são os responsáveis por preparar as barraquinhas, organiza-las e servir o lanche. Este deverá ser escolhido por cada aluno que recebe antecipadamente as suas fichinhas confeccionadas a partir da combinação de símbolos entre a comunicação alternativa e a própria escrita.
Também temos as danças típicas e as quadrilhas. Todos se vestem de caipira para participar da festa.
JOCOPS
São os jogos colegiais promovido pelo Governo do Estado do Paraná, para todas as instituições de ensino no estado.
Nossa escola participa das três fases: regional, macro-regional e Estadual. Participando das modalidades de atletismo e futsal. Apesar da educação física de nossa escola não ter por objetivo a competição, aproveitam-se as habilidades dos alunos para cada área. Essa competição acontece anualmente.
OLÍMPIADAS DAS APAES
É uma competição promovida pela federação estadual e nacional das apae´s. Esta competição acontece em 3 níveis. As regionais, que em nosso caso acontece na forma de seletiva, depois os classificados passam para a fase estadual e assim para a nacional. Nossa escola conta com atletas estaduais de futsal, atletismo, futebol de campo e ginástica artística. Acontece a cada 3 anos.
FESTIVAL NOSSA ARTE
É um festival artístico promovido pelas federações Estaduais e Nacional das APAES com o intuito de selecionar trabalhos nas áreas de artesanato, artes visuais, teatro, dança, artes musicais e dança folclórica. Estes trabalhos são selecionados nos conselhos regionais que representarão o mesmo no festival estadual e depois no nacional. Nossa escola participa em todas as categorias, obtendo resultados satisfatórios. Acontece a cada 3 anos.
AMOSTRA NOSSA ARTE, NOSSO TALENTO
Esta amostra de trabalhos visuais acontece juntamente com o encontro estadual das apaes, com a finalidade de mostrar o trabalho artístico das escolas. Acontece a cada 3 anos. São selecionados trabalhos nos conselhos regionais.
FERA
Festival de artes da rede estudantil, promovido pelo governo do estado do Paraná, com o intuito de difundir a arte em suas inúmeras essências. Nossa escola participa anualmente com o grupo de dança.
FESTIVAL INTERNO
Projeto interno da escola que tem como objetivo conhecer e reconhecer todos os talentos da escola, professores e alunos. são válidas todas as modalidades de palco. Acontece como encerramento da semana do excepcional.
AUTO DE NATAL
Projeto interno da escola com a finalidade de celebrar o natal com a comunidade. Marca o encerramento do ano letivo da escola. São convidados padrinhos para presentear os alunos e os mesmos retribuem com apresentações e uma pequena lembrança preparada na escola.
TREINAMENTOS
Acontecem paralelos à aula de educação física, com o futsal, atletismo, e ginástica artística. Com o intuito de participar de campeonatos, olimpíadas, seletivas, JOCOPS.
APRESENTAÇÕES
A escola possui um grupo de dança e um grupo de teatro que frequentemente participam de apresentações no município, e em outras cidades. Também a formação destes grupos tem o objetivo de participar do festival nossa arte e do FERA.
CAMPEONATOS
A escola possui atletas que participam de competições Estaduais e também Nacional. As seletivas regionais também selecionam para estes campeonatos, que acontecem a cada 2 anos nas modalidades de ginástica artística e futsal.
CARTÕES DE NATAL
A federação estadual e nacional das Apaes promove anualmente o concurso de cartões de natal, com o intuito de selecionar os mais belos desenhos para ilustrar os cartões da campanha de natal.
BRINQUEDOTECA
O objetivo da brinquedoteca é de contribuir para o desenvolvimento da ludicidade no processo ensino-aprendizagem, onde buscamos: Brincar, cantar, criar, pintar, jogar, aprender com prazer, enfim, viver a alegria, a própria infância. O brincar desenvolvendo suas potencialidades: intelectuais, perceptivas, afetivas e sociais. “O brincar como um modo de ser e estar no mundo; o brincar como uma das prioridades de estudo nos espaços de debates pedagógicos”.
Na brinquedoteca a descoberta do mundo, o aprendizado e o prazer são só uma coisa. Todas as atividades tendem a levar o interesse e a vontade das crianças em direção ao desenvolvimento de suas potencialidades.
Proporcionar aos alunos o contato com diferentes brinquedos, materiais artísticos a fim de lhe estimular os diferentes sentidos (olhar, ouvir, perceber e sentir).
CADI - Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral
Diretor Presidente: Marcel Lins Camargo
Endereço: Rua Dinamarca, n.º 04 – Nações
Contato: 41 3608-1343 | [email protected]