Agência do Trabalhador realiza Dia D da Pessoa com Deficiência nesta segunda (21), com vagas de emprego

Em alusão ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, a agência do trabalhador de Fazenda Rio Grande realiza, nesta segunda-feira (21), o Dia D de oferta de empregos para a pessoa com deficiência. A ação contará com a presença de três empresas que estarão na agência para realizar entrevistas prévias com os candidatos interessados.

De acordo com a gerente da Agência do Trabalhador, Ana Paula Strujak, o Dia D é realizado todo ano e o objetivo vai além da inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, uma vez que as vagas são ofertadas todos os dias. “A ação vem divulgar a necessidade de contratação das empresas e estimular a procura deste público paras as vagas destinadas a eles pela Lei de Inclusão, além de ter como objetivo aproximar as empresas e os trabalhadores com deficiência”, afirma.

Nesta segunda-feira, as empresas presentes ofertarão cinco vagas para auxiliar de limpeza, três vagas para auxiliar de produção e uma para auxiliar de expedição. A gerente convida a todos para participarem e lembra que, além de uma renda a mais, o trabalho envolve toda uma questão de independência e autonomia.

“É de extrema importância a participação ativa da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, pois regasta a cidadania, a autonomia, a independência e reafirma que todo ser humano possui o mesmo valor, cada um dentro da sua especificidade. Sem contar que, através da convivência com as pessoas com deficiência, empresas e colegas adquirem o conhecimento e a responsabilidade em formar um mundo mais justo, inclusivo e empático”, destaca.

Às pessoas que recebem o benefício do INSS, é importante lembrar que não há cancelamento desse processo. Enquanto estiver com registro em Carteira de Trabalho (CTPS), a pessoa tem seu benefício suspenso, mas assim que estiver desligada da empresa, segundo informações do INSS, esse valor é liberado automaticamente.

Os candidatos interessados devem comparecer na Agência do Trabalhador, no período das 8h às 12h ou das 13h às 17h, estando com sua Carteira de Trabalho digital ou física, documento oficial com foto (preferencialmente RG), um laudo informando o CID da deficiência e, no caso de reabilitados do INSS, também uma certificação que comprove a reabilitação. Para as vagas de auxiliar de produção, a empresa estará na agência entre 14h e 16h.