Fazenda Rio Grande abre 500 vagas para cursos profissionalizantes gratuitos em parceria com o Senai

A Prefeitura de Fazenda Rio Grande, em parceria com o Senai Paraná, abre 500 vagas gratuitas para cursos profissionalizantes nas áreas de Mecânica Industrial Básica, Elétrica Industrial Básica e Serviços Administrativos. A ação faz parte do programa municipal Qualifica Fazenda, que visa preparar a população fazendense para vagas em grandes indústrias e multinacionais instaladas no município e região.

 

As inscrições devem ser realizadas presencialmente no CIP (Centro de Iniciação Profissional) no dia 31 de julho. Os candidatos devem comparecer com os documentos pessoais, comprovante de conclusão do Ensino Médio e um comprovante de Residência de Fazenda Rio Grande.

 

O primeiro curso liberado será o de Mecânica Industrial Básica, com 40 vagas, e na grade terá Leitura e Interpretação de Desenhos Técnicos, Metrologia Industrial, Lubrificação Industrial e Gestão da Qualidade. As aulas teóricas estão previstas para iniciarem já em 4 de agosto.

 

A iniciativa faz parte do compromisso da administração municipal com a qualificação da população e o fortalecimento da economia local, preenchendo vagas que, cada vez mais, seguem sendo abertas na cidade e a

parceria com o Senai reforça essa tendência ao oferecer formação de qualidade em áreas estratégicas para o atual mercado de trabalho local.

 

Os cursos ocorrerão no próprio CIP durante a  etapa teórica e ao final, os participantes receberão certificação reconhecida nacionalmente, aumentando sua competitividade e empregabilidade.

 

De cenário promissor a protagonismo regional

Em 2021, Fazenda Rio Grande ainda ficava fora das primeiras colocações no ranking de empregabilidade do Paraná. O cenário mudou de forma significativa nos anos seguintes.

 

Em 2025, o avanço é evidente. Somente entre janeiro e abril deste ano, o município registrou um saldo positivo de 1.039 empregos com carteira assinada, resultado de 5.824 admissões contra 4.785 desligamentos. No acumulado até maio, o número já ultrapassava 1.160 vagas preenchidas, colocando Fazenda Rio Grande entre os 15 municípios que mais geraram empregos em todo o estado.

 

Em uma comparação direta com o cenário do mesmo período de 2021, o município teve um aumento de quase 70% no saldo de empregos, passando de 684 para 1.162, em 2025. As admissões passaram de 4.881 para 7.154, demonstrando um crescimento de mais de 46% nas oportunidades.

 

Agência do Trabalhador no topo da produtividade

Um dos pilares desse crescimento é o trabalho desenvolvido pela Agência do Trabalhador de Fazenda Rio Grande, que alcançou o 1º lugar em produtividade entre todas as agências da Regional Curitiba em 2025. Somente no primeiro quadrimestre, foram mais de 1.400 colocações efetivadas com apoio direto da unidade, desempenho que supera até mesmo cidades maiores e mais consolidadas economicamente.