Fazenda Rio Grande participa de oficina estratégica para ampliação da cobertura vacinal no Paraná

Servidores da Divisão de Vigilância em Saúde e Atenção Primária, participaram na última semana, da Oficina de Microplanejamento para Vacinação de Alta Qualidade (MVAQ), promovida pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), sob iniciativa do Ministério da Saúde (MS), que visa ampliar a cobertura vacinal nos estados e municípios à partir da elaboração de estratégias, detecção de problemas e outras questões relacionados ao esquema vacinal.

A oficina  teve início na última terça-feira (12) e seguiu até quinta-feira (14) com a participação de cerca de 800 profissionais da área da saúde do Paraná.

A qualificação adotou a aplicação de metodologia para mapeamento de risco e identificação de territórios suscetíveis à reintrodução de doenças que podem ser prevenidas por meio da imunização. A metodologia deve ser aplicada em todas as ações de vacinação desenvolvidas no estado, inclusive na Campanha de Multivacinação, que ocorrerá entre 14 e 28 de outubro de 2023, sendo em 21 de outubro o Dia D de vacinação. Além de orientações teóricas sobre estratégias de ampliação da cobertura vacinal nos 399 municípios, a oficina também abordou a busca ativa dos faltosos para a vacinação, monitoramento das ações, avaliação do cumprimento de indicadores de efetividade, homogeneidade, oportunidade e eficiência.

O secretário estadual de Saúde Beto Preto ratificou que as ações com foco na ampliação da cobertura vacinal, seguem ativas no Paraná e que já tem se observado resultados positivos nas metas de vacinação.

O secretário municipal de Saúde Beto Rocha enfatizou sobre a importância do engajamento de todos neste objetivo.

“Não podemos permitir que doenças já erradicadas voltem acometer a população. Chamamos portanto os pais ou responsáveis que tem filhos com vacinas em atraso, que os levem na Unidade de Saúde para receber as vacinas pendentes, e assim protegê-los contra tantas doenças que podemos evitar com a imunização,” afirmou.