Câmeras de reconhecimento facial e alta tecnologia são aliadas no combate ao crime em Fazenda Rio Grande

A alta tecnologia tem se tornado uma grande aliada de Fazenda Rio Grande no combate à criminalidade. O uso de câmeras de reconhecimento facial durante a Expofazenda foi – segundo a Secretaria de Defesa Social - um projeto piloto que se mostrou eficaz, com o reconhecimento de pessoas que estavam com mandados de prisão em aberto e outras pendências com a justiça.

O sucesso fez com que os equipamentos passassem a ser utilizados nas ruas do município.  Segundo o secretário Coronel Barroso, essa será mais uma ferramenta a ser usada para dar mais segurança aos cidadãos. “Estamos ajustando as localizações e por uma questão estratégica não divulgaremos os locais e nem a quantidade de equipamentos”.

O secretário também informou que a gestão deve adquirir novas câmeras para fortalecer ainda mais a segurança.  “As novas não ficarão apenas nas áreas centrais, mas também na periferia, bairros e eventos de grande público; vamos ampliar o alcance de nossa ferramenta”.

As câmeras focam no rosto da pessoa que está no ambiente protegido. Como cada pessoa possui características faciais próprias, o software captura de forma rápida a imagem e a compara com as outras que estão armazenadas em bancos de dados.

Depois disso, caso a Central de Monitoramento verifique semelhanças (o índice de semelhança é de 95%), o alerta é dado para a abordagem.

Já as câmeras móveis que utilizam a tecnologia License Plate Recognition (LPR), fazem a leitura da placa e verificam se há alguma indicação de furto ou irregularidades.

A tecnologia tem sido utilizada pela Guarda Municipal e é apontada como uma das responsáveis pela redução do número de furtos de veículos.

Recentemente, dados do governo estadual apontaram também, uma redução de 13% no número de homicídios dolosos, também resultado da ampliação da vigilância com a presença ostensiva de guardas municipais nas ruas, além do reforço de mais 16 policiais militares no último mês. Outro grupo com novos 16 policiais militares é aguardado para reforçar, em breve, o policiamento em toda a região.