Escolas municipais e CMEIs de Fazenda Rio Grande treinam suas Brigadas Escolares

As escolas municipais e CMEIs de Fazenda Rio Grande terão – cada uma – suas Brigadas Escolares. Teve início nesta semana, na Escola Municipal Antônio Baldan, com um exercício de simulação de incêndio, o programa que vai garantir mais segurança às crianças e aos trabalhadores das escolas. O objetivo é realizar o treinamento em todas as unidades até o final do mês.

A escola tem 570 pessoas (entre alunos e trabalhadores) e 21 brigadistas que realizaram cursos de brigadista e têm certificações.

O coordenador da Defesa Civil, Guilherme Zampronio, ressalta que a formação das brigadas nas escolas levam mais segurança às crianças. “Estamos implantando as brigadas e esses treinamentos são essenciais para que todas as pessoas saibam na prática o que precisa ser realizado caso haja necessidade”, alertou.

Brigada Escolar

A técnica em segurança do trabalho, Mariana França de Castro, que acompanhou o treinamento na escola, disse ser muito importante criar essa cultura de prevenção junto às crianças.

Os exercícios de simulação consistem em um falso alarme de fogo e em seguida os brigadistas entram em ação e levam as crianças, em segurança, para o pátio da escola, onde são passadas as orientações.

A pedagoga Ana Carolina é brigadista e gostou muito da atividade. Segundo ela, a experiência foi muito boa. “A criançada obedeceu aos nossos comandos; esse trabalho de prevenção é muito bom”, comentou.

Brigada Escolar

A diretora da Escola Municipal Antônio Baldan, Vanessa Oliveira Diaz, destacou a importância do exercício. “É muito importante esse tipo de exercício, assim também, as crianças se habituam, aprendem esse tipo de prevenção”.

O Programa Brigada Escolar é uma ação setorial que integra as áreas da Educação, Administração, Saúde e Defesa Civil e atende à lei federal que estipula esse tipo de grupamento nas unidades de ensino.