Família Acolhedora está com pré-cadastros abertos para famílias interessadas

 

A Prefeitura de Fazenda Rio Grande reabre o credenciamento para o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora. Com o intuito de proteger às crianças e adolescentes em situação de risco e garantir a elas um vínculo familiar temporário, o serviço funciona por meio da secretaria de Assistência Social. A pré-inscrição para famílias interessadas pode ser feita de forma online, de 01 de setembro de 2022 à 30 de dezembro de 2022.

O acolhimento tem caráter provisório e inclui crianças e adolescentes de 0 a 17 anos e 11 meses, que tiveram seus direitos ameaçados ou violados por situação de risco, abandono ou afastamento da família de origem por determinação judicial.

Além disso, é importante lembrar que não se trata de uma adoção, uma vez que o objetivo é que, passada a situação de risco, a criança volte para sua família de origem. Tanto que, entre os requisitos, é necessário não estar habilitado nem em processo de habilitação ou mesmo ter interesse em adotar.

O objetivo do serviço é atender a criança ou adolescente de acordo com suas especificidades e particularidades, bem como tenham uma vivência em família e um olhar específico para ela. “Quando a criança/ adolescente está no atendimento na modalidade institucional, ela recebe todos os cuidados necessários, porém em muitas das vezes por ser atendido em grupo com várias crianças e adolescente ao mesmo tempo e espaço, torna-se mais complexo para as equipes ter olhar especifico para cada especificidade apresentada. No entanto, o serviço de acolhimento em família acolhedora traz inúmeras vantagens aos acolhidos nesta modalidade, sendo uma delas é atender a criança e/ou adolescente em sua individualidade e dar atenção exclusiva”, Denise do Rocio Grebos - Chefia de Divisão de Alta Complexidade.

As famílias interessadas e após cadastradas passam por atendimento com equipe técnica de referência do serviço, e após concluir todas as etapas dos instrumentais técnicos, é encaminhado parecer ao Poder Judiciário.

Para se cadastrar, é preciso, entre outros requisitos, ser maior de 18 anos, residir em Fazenda Rio Grande há, pelo menos, um ano, ter a concordância de todas as pessoas da casa quanto à adesão ao serviço e não ser beneficiário de programas sociais. Não há restrições quanto ao sexo ou estado civil.

É válido ressaltar que desde a implantação do serviço, pode-se avaliar de acordo com os relatos e monitoramento da equipe as vantagens das crianças e adolescentes que foram inseridos em família acolhedora '' Denise Grebos". Sendo assim, é de suma importância FORTALECER a divulgação e alcançarmos mais pessoas com interesse em fazer parte do processo para atender na modalidade - FAMÍLIA ACOLHEDORA.

A Prefeitura oferece, para arcar com os custos básicos da criança ou adolescente, uma Bolsa Auxílio com valor previsto na Lei Ordinária 1347/2020. Todos os requisitos, obrigações, recursos e demais informações também constam na Lei.

O Serviço faz parte dos serviços da Proteção Especial de Alta Complexidade do SUAS, norteado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e pelo Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direitos da Criança e Adolescente a Convivência Família e Comunitária.