Exames a domicílio aproximam a saúde da população e direcionam ações municipais

Um trabalho inédito em Fazenda Rio Grande tem chamado a atenção e impactado diretamente na saúde dos moradores dos bairros Santa Terezinha e Gralha Azul. Equipes de saúde têm visitado as casas de áreas pré determinadas pelas Agentes de Saúde do município para realizar uma gama de exames de resultados rápidos e que podem indicar inúmeras doenças.

IMG_7662

Entre os exames realizados gratuitamente e no conforto da residência do cidadão estão: testes rápidos de glicemia, colesterol, hepatite B, risco de câncer de próstata / risco de câncer de mama, troponina cardíaca (risco de infarto), espirometria (capacidade vital pulmão), exame de urina, aferição de pressão e batimentos cardíacos.

 

Já foram realizados os exames em 4.500 pessoas. No caso dos testes apresentarem alterações que indiquem alguma doença pré-existente no fazendense, os dados são encaminhados diretamente para a Unidade Básica de Saúde referência do paciente e o tratamento é iniciado o mais rápido possível.

IMG_7683

Para Débora Cardoso, moradora do bairro Santa Terezinha, o trabalho das equipes é um um facilitador para cuidar da saúde. “A gente que está sempre na correria com o trabalho e com as crianças, às vezes não temos tempo de cuidar de nós mesmos.”

 

Os dados coletados nesta primeira etapa dos exames domiciliares já apontam que Débora não é uma exceção. Segundo eles, cerca de 52% dos cidadão atendidos não têm o costume de fazer exames preventivos. E cerca de 30% da população que fez os exames está há mais de um ano sem frequentar uma UBS.

IMG_7712

Além dos exames e encaminhamentos às UBSs, o programa também serve para traçar um perfil dos fazendenses, tanto em questões sociais, quanto em questões de saúde, norteando assim os próximos passos a serem desenvolvidos por políticas públicas de Fazenda Rio Grande.