Doses remanescentes de vacina contra a gripe são liberadas a população a partir desta quinta-feira

A partir desta quinta-feira (09/06), as doses remanescentes de vacina contra a gripe, estão liberadas a população geral (que não faz parte dos grupos prioritários). Crianças de 6 meses a 4 anos deverão receber a vacina nas Unidades de Saúde, já com 5 anos ou mais, adolescentes e adultos até 59 anos, podem procurar as Unidades ou o Ponto Extra.

O Secretário de Saúde Anderson de Rezende explica que nesta época do ano, devido à baixa umidade relativa do ar e clima frio, problemas respiratórios surgem com mais frequência. Se temos condições de ofertar estas doses a população além do grupo prioritário, ofertaremos.  “Os sintomas da Influenza Sazonal, Influenza A H1N1, H3N2 e Influenza B, podem ser confundidos com os sintomas da Covid-19, por isso em casos de febre acompanhada de tosse, dor de garganta ou falta de ar, é determinante procurar atendimento médico, que irá avaliar os sintomas e histórico vacinal para influenza e se necessário, solicitar exames para confirmação do diagnóstico e tomar as devidas condutas”, afirmou.

A diretora de Vigilância em Saúde Nelcelí Garcia destaca que, a partir dos 12 anos, a vacina da gripe pode ser feita de forma concomitante com outras vacinas. “Apenas as criança até 11 anos de idade devem respeitar o intervalo de 15 dias entre a vacina contra a covid e qualquer outra vacina. Lembrando que os cuidados devem fazer parte da rotina, o uso da máscara para quem está gripado, ainda é obrigatório e a lavagem das mãos com frequência nos protege muito mais do que a gente imagina, pois nela, acumulam-se vírus e bactérias que são eliminadas com o sabão ou sabonete.”