Secretaria de Saúde realiza vacinação contra a Covid-19 na APAE às pessoas com necessidades especiais

A Secretaria Municipal de Saúde por meio do departamento de Vigilância Epidemiológica, realizou a vacinação contra a Covid-19 na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Fazenda Rio Grande. A vacinação segue na quarta feira em mais uma etapa. Foram vacinadas, 77 pessoas com Síndrome de Down ou deficiência intelectual/mental atendidas pela instituição.

Em contato com a Apae, a Secretaria de Saúde fez um levantamento da quantidade de usuários, e a direção da instituição comunicou aos familiares sobre a ida dos vacinadores nesta terça e quarta-feiras. A presença dos usuários e de seus acompanhantes foi organizada por horários, de forma a evitar aglomerações.

Os pais estavam muito gratos, pois sabem que a Covid-19 representa maior perigo para quem tem comorbidades.

A ação faz parte da fase de vacinação em pessoas com comorbidades, iniciada em 17 de maio. No caso de pessoas de 18 a 59 anos com Síndrome de Down ou deficiência intelectual/mental (autismo, paralisia cerebral ou outras síndromes que desencadeiam a deficiência intelectual/mental) que não têm vínculos com instituições, é necessário ir até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de casa.

Segundo o Secretário de Saúde Anderson de Rezende, a vacinação a este grupo é uma grande conquista.

"A campanha de imunização está avançando bem, com prioridade às pessoas com maior vulnerabilidade. Independente disso, é fundamental que toda a população continue tomando todas as medidas de prevenção necessárias para evitar a propagação da doença até que toda a população seja imunizada.", destaca o secretário.

Outros grupos de pessoas com comorbidades

Gestantes de 18 anos e mais com comorbidades, pessoas de 18 a 59 anos com fibrose cística ou obesidade mórbida - Índice de Massa Corpórea (IMC) igual ou maior do que 40 - também podem procurar a UBS mais próxima da residência para se vacinarem. Será preciso comprovar a condição de saúde com laudo médico. No caso das pessoas com obesidade mórbida, se a pessoa não tiver laudo, um profissional de enfermagem da UBS fará o cálculo na hora.

As pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise), estão recebendo a vacinação nos hospitais onde fazem o tratamento.

Pessoas inscritas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), de 55 a 59 anos, ou portadores de alguma das 13 comorbidades pré-determinadas no Plano Nacional de Operacionalização (PNO) da Vacinação contra a Covid-19 -  veja quais são aqui – estão sendo vacinadas durante esta semana. A partir de 31 de maio, será liberada a vacinação para os demais portadores de alguma deficiência permanente, mesmo não estando inscrito no BPC.

Todas as doses recebidas pelo município para imunização desses públicos são da vacina Covishield/Fiocruz (Oxford/AstraZeneca).