Covid-19: idosos e imunocomprometidos deverão receber dose de reforço da vacina Covid Bivalente

As pessoas idosas e imunocomprometidas, já podem procurar sua Unidade de Saúde para receber mais uma dose de reforço da vacina Covid-19 (Bivalente).

A dose de reforço é recomendada pelo Ministério da Saúde através de Nota Técnica aos estados e municípios, para pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos de idade que tenham recebido a última dose da vacina há mais de 6 meses.

As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades de Saúde do município.

A Divisão de Vigilância em Saúde alerta que a aplicação do reforço foi determinada no momento oportuno, pois o aumento da mobilidade da população, principalmente nesse período, com as confraternizações de fim de ano, férias e outras situações que estimulam a aglomeração das pessoas, aliada à alta transmissibilidade do vírus, pode ocasionar o aumento de casos.  Além dos idosos, pessoas submetidas a transplantes de órgãos, pessoas com HIV, portadores de doença renal crônica em hemodiálise e pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico podem buscar a dose de reforço.

Esta dose de reforço, visa a aquisição de maior imunidade a estes grupos específicos da população caso venham contrair a doença, prevenindo assim,  o desenvolvimento das formas mais graves.