Secretaria de Saúde informa: idosos com mais de 70 anos e imunossuprimidos terão dose de reforço da vacina contra a Covid-19 a partir de setembro

A partir da segunda quinzena de setembro, o Ministério da Saúde vai começar a distribuir vacinas contra a Covid-19 para doses de reforço e reduzir o intervalo entre as doses da Pfizer e da AstraZeneca. Essas decisões foram tomadas em conjunto com Conasems, Conass e a Câmara Técnica Assessora de Imunização.
A ação será destinada a todos os indivíduos imunosuprimidos e para pessoas acima de 70 anos.
Além desta dose de reforço para idosos com mais de 70 anos e imunossuprimidos, a partir do próximo mês, haverá mudança também no intervalo entre as doses da Pfizer e da AstraZeneca, que passará de 12 para 8 semanas para toda a população.
A Secretaria de Saúde informa também, que, a vacinação para a idade de 24 anos, está sendo dividida por meses de nascimento devido ao grande número de pessoas nesta faixa etária.
Ao final de cada dia, a equipe de saúde calcula quantas doses foram aplicadas e quantas doses há disponíveis e então, libera o cronograma do dia seguinte.
A organização da vacinação por mês de nascimento e não para todos desta idade no mesmo dia, se deu para que haja dose suficiente para a população anunciada no cronograma.
O municipio recebe os lotes da Secretaria Estadual que chegam do Ministério da Saúde, e mesmo com os lotes extras, enviados ao município após intervenção do prefeito Dr. Nassib Hammad, é preciso esta organização, pois a população do município é expressivamente maior do que a registrado pelo IBGE e, conforme baixam as idades para a vacinação, maior é o público a ser vacinado; entretanto, a SESA, garantiu que o município receberá doses suficientes para imunizar toda a população elegível para a vacinação.