Gambá capturado em área urbana

No dia 26 de Junho de 2020, por volta das 11 hrs, a Secretaria de Meio Ambiente atendeu um chamado para captura de um Gambá em área urbana. Após o pedido realizado por um morador da Avenida Islândia, Bairro: Nações, os funcionários encontraram o animal na cobertura de uma garagem, acuado o animal estava se sentindo ameaçado. Foi realizada a sua captura e após verificação de que não apresentava nenhuma lesão e patologia (doença), o animal foi solto em área nativa.
Os gambás são mamíferos marsupiais, ou seja, carregam seus filhotes em uma espécie de bolsa. No Brasil, encontramos duas espécies: o gambá-de-orelha-branca e o de orelha-preta. A espécie de orelha-branca, Didelphis albiventris, é a mais conhecida, possui pelos longos e grossos, de cor preta com as extremidades brancas, que dão aspecto de acinzentado ou grisalho. Apenas a fêmea possui o marsúpio, onde ficam alojados os filhotes.
O gambá apresenta dois comportamentos de defesa, costuma fingir-se de morto e exalar um odor forte e fétido, na intenção do atacante desistir.
Vamos lembrar, que por transitar em áreas urbanas e conviver tão próximo ao homem, acabam sofrendo atropelamentos, ataques de cães domésticos e violência por parte de pessoas.
Vamos evitar a agressão contra esses pequenos animais. Se encontrar um gambá em sua casa, chame a SMMA e ajude a preservar a natureza.