ILUMINAÇÃO PÚBLICA

 

Fazenda Rio Grande/PR inicia trabalhos para estruturação de projeto de iluminação pública
Ideia é ampliar e modernizar todo o parque de iluminação do município

Representantes do município de Fazenda Rio Grande/PR; da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos do Ministério da Economia, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR); da CAIXA e da Omatic Engenharia realizaram, nesta quinta-feira (11), reunião de kick off para estruturação do projeto de parceria público-privada (PPP) de iluminação pública.

Fazenda Rio Grande é um dos 46 municípios habilitados no chamamento público ocorrido em 2020 para planejar a ampliação e modernização de sua rede municipal de iluminação. O projeto prevê, entre outras melhorias, a troca dos atuais equipamentos por tecnologia LED, proporcionando o aprimoramento nos serviços aos cidadãos e redução, para a prefeitura, do consumo de energia das luminárias públicas.

Com a mudança, a sensação de segurança da população também vai aumentar, já que as ruas ficarão melhor iluminadas no período noturno, bem como as vias terão mais claridade. A expectativa é que também haja redução no número de acidentes de trânsito e promoção do turismo, já que prédios e monumentos públicos passarão a ter iluminação cenográfica,

Após a reunião, a Omatic Engenharia, consultora contratada pela CAIXA para a elaboração da estruturação da PPP, iniciará a fase de diagnóstico na cidade, avaliando o sistema atual e as necessidades e oportunidades de melhorias. Ao final dos trabalhos da consultoria um edital de licitação será lançado a fim de firmar a parceria pública-privada que irá realizar os serviços de ampliação e modernização do sistema. Este modelo traz maior celeridade para execução de investimentos necessários, financiados por meio do parceiro privado, que é remunerado no longo prazo.

Com população estimada em 103 mil pessoas, e crescimento populacional de cerca de 2% ao ano, número do ultimo CENSO do IBGE, Fazenda Rio Grande/PR terá, muito em breve, um sistema de iluminação pública moderno, seguro e mais econômico aos cofres públicos.

Estiveram presentes no kick off, o prefeito de Fazenda Rio Grande, Marco Marcondes; a procuradora do município, Débora Lemos; Lucas Ponchio, representando o presidente da câmara de vereadores; Isaque Teixeira de Ramos, representando o vice-presidente da câmara; o diretor de iluminação, Pedro Sinatra, além dos secretários de governo e gabinete, Elvis Maioky; de planejamento urbano, Bruno Martins dos Santos, também lider do projeto; de urbanismo, Gerry Santos, de desenvolvimento econômico e turismo, Tiago Henrique Wandscheer; e Leonardo Araújo, diretor de comunicação. Por parte do Governo Federal participou o diretor do Ministério de Desenvolvimento Regional, Denilson Campello; representando a Caixa Econômica Federal estiveram Rafael Messias; Leandro Faustin; Marques Calixto; Leonardo Sobreiro; Michelle Bootz; Larissa Effigen; Suellen Sahina e Felipe Lucci, da Omatic Engenharia.