Fazenda Rio Grande sedia Fórum sobre a Educação Especial na RMC

Com a participação de 19 municípios, foi realizada na quinta-feira (23/06), no Centro MultiEventos, a XXXVI Reunião do Forgee – Fórum de Gestões da Educação Especial dos Municípios da Área Metropolitana de Curitiba.

O secretário de Educação, Professor Ednelson Sobral, falou que a educação especial em Fazenda Rio Grande tem se destacado. “Sempre foi tratada com o carinho e a importância que merece. Dentro de nossa rede, temos 4% de crianças que têm algum tipo de necessidade especial e nós procuramos deixar a vida delas mais confortável e inserí-las socialmente”, comentou.

O prefeito Marco Marcondes participou do evento e ressaltou o trabalho feito pela Educação. “Nossa equipe tem feito um bom trabalho nessa área. É uma honra Fazenda Rio Grande ser hoje, a capital dessa pauta tão importante, que é a inclusão de nossas crianças, jovens especiais”, disse.

A coordenadora da sala de recurso, Solange Nogueira Domiciano, destacou a importância do encontro e dos debates. “Temos que incluir todas as pessoas, e esse encontro nos ajuda a dar condições para as pessoas serem inseridas”, afirmou.

Josimari Stanki é de Balsa Nova. Segundo ela, o encontro é benéfico e resulta em boas ideias e rumos dentro dessa área. “A participação é ótima para a construção de trabalhos, ideias em conjunto e a troca de experiência entre os participantes. Somos profissionais que muitas vezes não têm o contato direto e o encontro possibilita essa troca de ideias conjunta”, avaliou.

Durante a abertura, Clarice Verônica, que tem deficiência visual, fez uma apresentação musical. Clarice foi aluna do CMAEE em Fazenda Rio Grande e elogiou a iniciativa. “Fui uma aluna do município e a inclusão foi tudo na minha vida”, concluiu.

Participaram os municípios de Campo Magro, Mandirituba, Rio Negro, São José dos Pinhais, Agudos do Sul, Itaperuçu, Araucária, Rio Branco do Sul, Balsa Nova, Campo Largo, Contenda, Pinhais, Campina Grande do Sul, Almirante Tamandaré, Lapa, Quatro Barras, Tijucas do Sul e Quitandinha.