Conferência de Cultura define novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais

A IV Conferência de Cultura de Fazenda Rio Grande definiu, no último sábado (01), no Teatro Municipal, a nova composição do Conselho Municipal de Políticas Culturais, que terá a responsabilidade de representar e guiar as ações culturais do município nos próximos dois anos.

O evento reuniu diversos profissionais e entusiastas da área cultural, entre eles, o ator Leandro Daniel, que destacou a importância das Políticas Públicas Culturais para o desenvolvimento da arte e da cultura no município.

“Temos um capital cultural muito bom em Fazenda Rio Grande e precisávamos ter esse incentivo forte e significativo. O crescimento da cidade também criou uma identidade cultural forte”, avaliou.

Conf Cultura

A Conferência teve como objetivo discutir os próximos desafios e metas para a consolidação do Sistema Municipal de Cultura. Durante o evento foram estabelecidas as diretrizes e metas do Plano Municipal de Cultura para os próximos 10 anos, com revisão prevista a cada nova edição do evento.

O Dj Rafael Silveira disse que a cultura fazendense está se descentralizando e isso abre muitas possibilidades. “Estamos participando mais das atividades, levando a cultura para os bairros e abrindo muitas oportunidades, que não acontecia mais”.

Conf Cultura

O secretário Natanael Coutinho destacou a organização da cultura local e a possibilidade aberta com novas ações diversificadas e descentralizadas levando a cultura à toda população.

Uma das principais atividades da IV Conferência foi a eleição da nova composição da Sociedade Civil para a composição do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC),

O CMPC é composto por representantes do poder público e da sociedade civil, sendo fundamental para a formulação e implementação de políticas culturais locais. Foram eleitos entre titulares e suplentes, 10 representantes da Sociedade Civil.

Cada representante foi escolhido para atuar em um setor específico, garantindo a diversidade de expressões culturais presentes no município.

Confira abaixo os titulares e suplentes eleitos para o Conselho Municipal de Políticas Culturais em cada setor:

Setor de Artesanato:

Titular: Jorgina Inês Barros de Lima

Suplente: Jaqueline Fernanda Zielcke de Oliveira

Setor de música:

Titular: Fabrício Linhares de Goes Suplente: Roberto Anacletto

Setor de Artes Performáticas:

Titular: Fernanda Linhares Pothonieri Suplente: José Renato Sales

Setor de Artes Visuais/Audiovisual:

Titular: Thiago Otacílio Araújo de Oliveira Suplente: Alisson Gonçalves

Setor de Literatura:

Titular: Aline Ramos dos Santos Aggio Suplente: Gilmar Luiz Chiapetti

O Conselho Municipal de Políticas Culturais desempenha um papel fundamental na promoção e no desenvolvimento da cultura no município, procurando fortalecer a identidade cultural e o acesso à arte e à cultura para todos os cidadãos.

Com a definição das diretrizes e metas do Plano Municipal de Cultura, o município está preparado para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgirão no cenário cultural ao longo da próxima década.

A revisão periódica do plano, a cada nova edição da conferência, permitirá que as ações sejam adaptadas e aprimoradas de acordo com as demandas e transformações da sociedade.