Encontro de Centros POP mostra compromisso de Fazenda Rio Grande com a população em situação de rua

Os desafios e a troca de experiências entre os Centros POP da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) foram alguns dos temas tratados nesta semana, durante o 3º Encontro de Centros POP da RMC, realizado na última quarta-feira (13/09), no Teatro Municipal, em Fazenda Rio Grande.
O encontro reuniu representantes de toda a região e contou com um público focado nas políticas públicas e também com usuários dos serviços.
A coordenadora do Centro POP Sebastiana Martins e Abrigo Institucional Fazenda Acolhe, Índia Mara de Oliveira, destacou o trabalho realizado pelas unidades e também a importância da troca de experiências.
“Essa troca de conhecimento é muito importante pois podemos conhecer as políticas aplicadas em outros locais, assim como, levarmos nossa experiência nos atendimentos realizados e a forma que atuamos”.
O presidente do Instituto Nacional de Direitos Humanos da População de Rua Leonildo José Monteiro Filho, disse que o segmento atua com avanços e desafios.
“Hoje o Estado está vendo que a questão do morador de rua é de moradia, não assistencial, há maior visibilidade e vemos que o tema avança seja no Congresso, no Executivo ou na Justiça, mas o tema está presente”.
Robson Garcia, 49 anos, é de Maringá, e elogiou o serviço do Centro POP em Fazenda Rio Grande. Ele utilizou os serviços para fazer documentos, recebeu atendimento médico e faz refeições.
“Sempre fui respeitado, tratado muito bem, e todas as pessoas nos atendem com muita atenção”.
Para a assistente social Franciele Paula da Silva Vieira, “o encontro compartilha as experiências e isso garante mais visibilidade e fortalece os trabalhos técnicos, as políticas, além da participação dos usuários do serviço. É positivo em vários aspectos”.
Já a coordenadora do CRAS de Bocaiúva do Sul, Fabíola Alberti, “a discussão e a troca de experiências são necessárias para que cada município, dentro de suas condições e porte possam avançar nesses aspectos”.
O Centro POP de Fazenda Rio Grande tem sido referência na Região. Com uma média de aproximadamente 100 atendimentos mensais, o equipamento chega a servir cerca de 1500 refeições mensalmente.
Além disso, uma recente parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), tem sido possível realizar atendimentos de odontologia aos usuários do serviço e no Abrigo Institucional, muitas pessoas têm sido atendidas semanalmente por um médico.
Durante o dia foram ministradas palestras com o médico Rodolfo Genesio Izac, o mestre em Odontologia Rafael Gomes Ditterich, o presidente do Instituto Nacional de Direitos Humanos da População de Rua Leonildo José Monteiro Filho e a especialista em direitos humanos voltados à população em situação de rua, Dulce Darolt.
Participaram do evento, a equipe da Secretaria de Assistência Social, secretários municipais, coordenadores de entidades ligadas à população em situação de rua e representantes dos CRAS, CREAS e Centros POP da RMC. A diretora geral da Média e Alta Complexidade Denise Grebos, a diretora da Mulher, Marilda Garcia e a coordenadora do CREAS e Abordagem Social, Ana Lilian Senzuk, também falaram sobre o tema.