banner_logo_educacao_site_05.jpg

Instituição: ESCOLA MUNICIPAL CARLOS EDUARDO NICHELE

 Endereço: R. NOSSA SENHORA DO ROCIO, 114, SANTA TEREZINHA

 CEP: 83.829-044

 Telefone/FAX: (41) 3604-7558

Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

             Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

             Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


EQUIPE DE GESTÃO


Diretora: ROSIMAR OSÓRIO DE OLIVEIRA

 
HISTÓRICO

O terreno da instituição escolar foi doado pelo senhor Erotides Ângelo Nichele, ex-prefeito de Mandirituba no ano de 1985,pai de Carlos Eduardo Nichele,que se acidentou durante a construção da instituição,surgindo assim o nome da escola. A instituição educativa escolar foi inaugurada em julho de 1987 com recursos da Fundação Educacional do Estado do Paraná-FUNDEPAR em convênio com a Prefeitura Municipal de Mandirituba.

Nesta época Fazenda Rio Grande pertencia ao município de Mandirituba. A instituição contava com duas(2) salas de aula, cozinha, banheiros, um pátio sem cobertura e muro. Ofertava o Ensino Fundamental com turnos de manhã e tarde. Como a demanda foi crescendo em 1990 o município de Fazenda Rio Grande foi desmembrado de Mandirituba e houve ampliação da escola com mais três(3) salas de aula, banheiros com apoio da comunidade. Atualmente a Escola tem como mantenedora a Prefeitura Municipal.

ESTRUTURA DA UNIDADE ESCOLAR

Conta com 06 (seis) salas de aula, biblioteca, laboratório de informática, parquinho, pátio coberto, sala de recurso, sala dos professores, cozinha dos professores, banheiros para funcionários, banheiro para alunos, cozinha, secretaria.

Tem atualmente:

26 funcionários;

14 professores;

 12 turmas - manhã 6 / tarde 6;

 318 alunos, sendo 25 Educação Infantil,  293 Ensino Fundamental e 09 Educação Especial;


PROJETOS DESENVOLVIDOS

PROJETO PEQUENO ESCRITOR (EDELBRA)

Uma obra escrita pela própria criança é a idéia do Projeto Pequeno Escritor. Uma forma de levar às escolas a oportunidade de transformar suas crianças em autores de uma obra própria. Uma iniciativa que a Edelbra tomou para promover a criatividade, o interesse pela leitura e o aperfeiçoamento da escrita nas séries iniciais.

 O Projeto Pequeno Escritor está recebendo o apoio de autores e ilustradores consagrados e precisa contar com a participação ativa dos professores e da família. No final do Projeto, cada criança recebe seu livro personalizado, com a mais alta qualidade de impressão.

 PROJETO AGRINHO 

O Agrinho é um Programa de responsabilidade social realizado pelo Estado do Paraná. Teve seu inicio no ano de 1995, quando foram sistematizadas as propostas pedagógicas que tinham por essência os “Temas Transversais”. Em seu inicio o Programa priorizou a temática ambiental, tentando responder questões importantes sobre a contaminação da população por agrotóxicos. No decorrer, com a excelente aceitação do mesmo, foram ampliadas as temáticas, passando a discutir também questões referentes a Cidadania, Trabalho e Consumo, Civismo e Saúde.

 Professores e alunos participantes do programa recebem com entusiasmo o material publicado anualmente, o qual apresenta diversas sugestões metodológicas para enriquecer o trabalho em sala de aula. Dentre estas práticas podemos destacar as dramatizações, jogos de encaixe, quebra cabeça, resolução de problemas, recorte e colagem, produção de textos, confecção de livros, dobraduras, etc.


SOCIEDADE BIBLICA

 

Desde 1977, esse programa promove a distribuição de material didático e paradidático a escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. O material é utilizado tanto no Ensino Religioso curricular como no desenvolvimento de atividades pedagógicas complementares, ampliando o contato da comunidade escolar com a Bíblia. Por meio dessas ações, o programa busca: suprir as necessidades de material específico para esta disciplina; favorecer o resgate de valores éticos e espirituais entre crianças e adolescentes; contribuir para o fortalecimento do núcleo familiar; promover a cidadania e a integração dos beneficiados no mercado de trabalho.

 O programa é desenvolvido por meio de dois projetos: Estudando com a Bíblia (ECAB) e o Introdução aos Valores Bíblicos, com os seguintes objetivos: Desenvolvimento ético e espiritual, promoção da educação e cultura e promoção da cidadania.

- Estudando com a Bíblia (ECAB)

Desenvolvido em parceria com Prefeituras Municipais, esse projeto tem como objetivo incentivar a implantação do Ensino Religioso. Por isso, a SBB desenvolveu o material didático Estudando com a Bíblia (ECAB). Trata-se de uma coleção voltada a alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental, que reúne diversas atividades e exercícios de fixação, e tornou-se material de referência para o estudo da Bíblia em sala de aula.

- Introdução aos Valores Bíblicos

O projeto contempla com literatura bíblica escolas que desenvolvem ações pontuais com o objetivo de divulgar a Bíblia e torná-la relevante à vida desse público, especialmente no que se refere ao resgate de valores. Para a sua execução, o projeto conta com a colaboração de voluntários que têm a função de desenvolver atividades em torno da Bíblia em instituições de ensino.


RESGATANDO VALORES

 O projeto "Construindo Valores" foi implantado no Ensino Fundamental do 1º ao 5º Ano e vem para enriquecer ainda mais o trabalho diário que a escola desenvolve quanto à educação por princípios.

 Fundamentado na palavra de Deus e nos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), o projeto vem contribuindo com a educação propagando valores como: amor, gratidão, solidariedade, saúde, pluralidade cultural, orientação sexual. Valores estes que contribuirão para o desenvolvimento cognitivo, social e espiritual do aluno.

 As atividades propostas estão sendo desenvolvidas uma vez na semana em sala de aula, com duração de 45 minutos, sendo o planejamento adaptado de acordo com a faixa etária de cada turma. A metodologia usada como: musicalização, dinâmica, jogos, teatro, bonecos, exercícios escritos, conversações, etc., vem aprimorar o tema proposto de cada aula, estimulando o raciocínio, a comunicação, a descontração, integração, afetividade e reflexão de comportamento, trabalhando valores através do exemplo de Cristo.

 Cada aluno tem a disposição um livro didático sem quaisquer ônus para os pais. O planejamento em sua íntegra, se encontra nos arquivos da escola à disposição para consulta.


BAIRRO LIMPO

SORRISONA ESCOLA

PROERD 

O Programa consiste em uma ação conjunta entre o Policia Militar, através de um Policial devidamente capacitado, chamado Policial PROERD, professores, especialistas, estudantes, pais e comunidade, com o objetivo de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a prática de violência entre estudantes, bem como, ajudar os alunos a reconhecerem e resistirem às pressões e às influências diárias para o uso de drogas e a prática de violência.

O PROERD é mais um fator de proteção desenvolvido pela Policia Militar para a valorização da vida, contribuindo assim para o fortalecimento da cultura, da paz e também a formação de uma sociedade mais saudável e feliz.

Comemoração ao Dia do Professor

Professores e funcionários da Escola Municipal Carlos Eduardo Nichele comemoram o Dia do Professor no Beto Carrero World. O grupo aproveitou o máximo as atrações, teatros e shows. Foi um dia muito divertido,especial e inesquecível.

Confira  as fotos:

LogoEducacao